Conversas et al. 2024

Início em 19/09/2024 até 31/10/2024

Translator

 

Conversas et al. 2024  | Ateliers emergentes de Coimbra, Lisboa, Porto e São Miguel compõem quatro conversas sobre novas abordagens em arquitectura. Uma figura cúmplice fora da disciplina soma-se ao diálogo com o público num formato intimista sem apresentações ou moderação. Na primeira pessoa, fala-se com abertura e humor do que distingue estas práticas e partilham-se alternativas pragmáticas ao panorama actual de reduzidas encomendas e elevadas expectativas.

 

19 de Setembro, 18h30

Merooficina + Susana Gaudêncio, artista

Motivos Indeterminados

Este atelier encontra as razões de ser dos seus projectos no ensino, na investigação e na experimentação com diferentes conhecimentos que cada obra traz. A arquitectura é o ponto de partida para visitar outros saberes, da física das construções às ciências sociais, e encontrar tranquilidade nas decisões tomadas. Alguns sensores, uma caneta e um pedaço de mármore são os artefactos que introduzem o debate sobre as muitas formas de aprendizagem, pretexto indeterminado das formas que se desenha.

 

3 de Outubro, 18h30

Mezzo Atelier + Jesse James, curador

Bagagem Cultural

Uma mala de viagem em madeira de criptoméria, criada para uma caminhada performativa em São Miguel, dá o mote à conversa. Este objecto simbólico introduz os vários projectos que o atelier tem vindo a desenvolver há mais de uma década com a organização do festival de arte açoriano Walk&Talk, para reflectir sobre a relação entre arquitectura e espaço público, as comunidades, a arte e a programação cultural.

 

17 de Outubro, 18h30

Branco del Rio + Nuno Pereira, cliente

A Ficção como Plataforma

Não tendo forma física, a plataforma digital Idealista é um objecto de software, de negócio, de estudo e jurídico. Agregador de enormes quantidades de informação em constante actualização, afirmou-se como território comum a quem participa no mercado imobiliário. Quer se invista, seja especialista, dê aconselhamento técnico, compre, ou simplesmente tenha curiosidade, quem usa esta ferramenta cria a sua própria visão do mundo. A distância à realidade material distorce a percepção do que se vê e faz emergir outras possibilidades.

 

31 de Outubro, 18h30

KWY.studio + Manuel Amaral Netto, designer

Princípio, Meio e Fim

Entre a arquitectura, arte e design, os diferentes papéis que o KWY.studio desempenha são exigentes, mas sempre diversos e entusiasmantes. Um exemplo análogo é o do seu convidado, um designer que reinventa a função das suas peças com composições inusitadas.

Nesta conversa abordam-se diferentes modos de colaboração, o que são decisões intuitivas ou racionais, quais os desafios de levar um projecto do início ao fim e de como processo e método estão em constante adaptação.

LINKS
ORADORES
  • Merooficina + Susana Gaudêncio, artista
  • Mezzo Atelier + Jesse James, curador
  • Branco del Rio + Nuno Pereira, cliente
  • KWY.studio + Manuel Amaral Netto, designer
ESPECIFICAÇÕES
  • Ciclo de tertúlias: Conversas et al. 2024
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE