Encontro de Urbanismo: “COVID 19 – Preparar as Cidades para Riscos Globais”

Início em 26/10/2020 até 27/10/2020

Categorias: Conferências

Na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, às 18h, decorre a sexta sessão deste ciclo que terá como tema “Covid na cidade: Que espaços para a família, gerações, consumo e lazer: coexistência vs especialização?”, que conta com a participação de:

– Filipa Ramalhete (Antropóloga e Professora na Universidade Autónoma de Lisboa)
– Catarina Lopes (Fundadora da Urban Fabric)
– Ana Brandão (Arquiteta e Investigadora ISCTE-IUL).

Coordenado pelo Prof. João Ferrão (Geógrafo, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o Ciclo de Conferências Encontro de Urbanismo deste ano, com o tema “COVID 19 – Preparar as Cidades para Riscos Globais”, proporciona uma visão abrangente sobre os riscos sistémicos globais que se tornam patentes através de acontecimentos disruptivos como a pandemia COVID-19.

Perante estes riscos, e focando nos efeitos imediatos da pandemia em curso, pretende-se promover um amplo e informado debate em que cidadãos e especialistas são convidados a construir em conjunto recomendações estratégicas de ação a curto, médio e longo prazo, abarcando um leque amplo de aspetos e perspetivas para preparar da melhor forma possível o futuro da cidade.

 

João Ferrão, geógrafo, investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Especialista em políticas urbanas e ordenamento do território. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e pró-Reitor da Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

“As cidades são os grandes motores de mudança, mas também os territórios mais vulneráveis aos riscos globais, das crises financeiras às alterações climáticas, aos ciberataques ou às pandemias. A COVID-19 revelou vulnerabilidades estruturais, acelerou algumas tendências promissoras e abriu brechas favoráveis a inflexões até então pouco prováveis. O que aprendemos com a COVID-19? Como transformar um acontecimento acidental, singular mas não único, na oportunidade de construir uma nova cidade possível e desejável? Que Lisboa é essa?”

 

A sessão será transmitida através do site Lisboa.pt/Lives e vai abordar a transformação digital gerada por esta pandemia. Serão também transmitidos, no decorrer da sessão, testemunhos gravados com munícipes de Lisboa.
DIA . HORA
26 de outubro de 2020 . 18h00
LOCAL
Online
Participe através do siteLisboa.pt/Live.
LINKS
ORADORES
  • Filipa Ramalhete
  • Catarina Lopes 
  • Ana Brandão
ESPECIFICAÇÕES
  • CICLO DE CONFERÊNCIAS: Encontro de Urbanismo
  • Tema: COVID 19 – Preparar as Cidades para Riscos Globais
  • 6ª sessão: Que espaços para a família, gerações, consumo e lazer: coexistência vs especialização?
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal