Debate: NEB goes South | Kick-off event

Início em 07/06/2021 até 07/06/2021

Categorias: debates

O debate NEB goes South | Kick-off event, relaiza-se no dia 7 de junho de 2021, das 9h00 às 17h30, por videoconferência.

Acesso à plataforma com inscrição prévia >

Transmissão em direto, sem necessidade de inscrição prévia >

Refletir e propor futuros modos de vida que respondam ao Pacto Ecológico através de soluções sustentáveis, inclusivas e belas é o desafio central da “New European Bauhaus”. Reconhecendo a condição comum – geográfica e climática – dos países do Sul da Europa e o seu legado cultural, a U.Porto associa universidades de seis diferentes países na criação de uma plataforma pan-europeia de encontro e debate — NEB Goes South — que possa contribuir para a identificação de problemas e oportunidades comuns e partilha de experiências. Arquitetos, paisagistas, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros especialistas irão procurar compreender e mapear as especificidades do sul da Europa, para refletir e propor respostas mais adaptadas.

Arquitetos, paisagistas, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros especialistas irão procurar compreender e mapear as especificidades do sul da Europa, para refletir e propor respostas mais adaptadas aos desafios lançados pela Nova Bauhaus Europeia.

NEB Goes South é organizada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto com a Escola de Arquitetura de Valência; Escola de Arquitetura de Toulouse; Departamento de Arquitetura, Alma Mater Studiorum, da Universidade de Bolonha; Faculdade de Arquitetura da Universidade de Zagreb; Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas.

Numa altura em que a União Europeia está a reunir as contribuições dos vários projetos parceiros, o NEB Goes South é apresentado, oficialmente, a partir das 9h00 do dia 7 de junho, 2.ª feira, num evento online, que conta com a participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia, Ruth Reichstein, do conselho consultivo da presidente da Comissão Europeia, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O programa do evento inclui duas palestras e duas mesas redondas. As palestras contemplam o testemunho de Matti Kuittinen, Professor e Especialista do Ministério do Ambiente da Finlândia, sobre a experiência de co-design nos países nórdicos integrada na Nova Bauhaus Europeia; e “Álvaro Siza on Bauhaus”, uma reflexão sobre o impacto da Bauhaus na ‘Escola do Porto’ por António Choupina, arquiteto e comissário, com Kristin Feireiss, da exposição “Siza – Unseen & Unknown” realizada no contexto de celebração dos 100 anos da Bauhaus, em 2019 na Fundação Tchoban, em Berlim, e em 2021 na Fundação Marques da Silva, no Porto.

As duas mesas redondas – ‘Learning from Bauhaus’ e ‘Bauhaus goes South’ – contam, cada uma, com a participação de seis especialistas e seis estudantes das seis Universidades, e serão moderadas por Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto e José Pedro Sousa, arquiteto, professor da FAUP e Membro da ‘High-level roundtable’ da “New European Bauhaus”.

A participação é de acesso livre, com inscrição prévia para o público interessado em participar no debate através da plataforma Zoom.

Transmissão em direto, sem necessidade de inscrição prévia, no canal YouTube U.Porto.

Próximos eventos

Até fevereiro de 2022 cada uma das seis universidades será responsável pela organização de um evento de debate centrado num tema específico, de acordo com o seguinte calendário provisório:

— ‘designing with the landscape’, Atenas, julho de 2021
— ‘the question of housing’, Porto, setembro de 2021
— ‘framing collectivity’, Zagreb, outubro de 2021
— ‘the maieutics of the city’, Bolonha, novembro de 2021
— ‘kilometre zero architecture’, Valencia, dezembro de 2021
— ‘geo-biosource architecture’, Toulouse, janeiro de 2022

No final de cada um destes eventos será produzida uma síntese da reflexão produzida, divulgando resultados, orientações ou recomendações que possam servir para a adaptação dos programas de ensino, contribuindo para os objetivos do Projeto New European Bauhaus.

Em fevereiro de 2022, prevê-se, ainda, um balanço teórico e prático através de “blended intensive programmes” onde se se poderão testar soluções em benefício das pessoas e da sociedade.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Debate: NEB goes South | Kick-off event
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Margres Architecture Award

Saber mais »