Eating, Building, Inhabiting: Historical Problems, Contemporary Challenges

Início em 12/09/2022 até 13/09/2022

Categorias: outros

O seminário internacional, Eating, Building, Inhabiting: Historical Problems, Contemporary Challengesque terá lugar nos dias 12 e 13 de Outubro de 2022 no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa.

A cultura grega considerava a produção de alimentos e o modo de comê-los, a construção de templos e cidades e o modo de viver nestas últimas como três facetas indissolúveis da própria condição humana civilizada.
Quase três mil anos depois de Homero não encontrar melhor caracterização para os gregos do que a de “comedores de pão”, os problemas cada vez mais prementes do mundo contemporâneo obrigam-nos, mais do que nunca, a repensar essa tripla relação comer-construir-viver.
Este seminário pretende abordar, a partir do reconhecimento e análise de situações relevantes, as múltiplas derivações deste problema, numa perspectiva em que a compreensão dos problemas históricos é indissociável do estudo de situações contemporâneas.
Da mesma forma, é dada uma atenção especial aos aspectos do imaginário (no mundo da arte, da literatura, do cinema etc.), a partir da convicção de que tais aspectos não são meros comentários dispensáveis, mas contribuem decisivamente para formar nossa percepção dos problemas. Este olhar é articulado a partir de três níveis:
– A cidade. Enfrentar questões que têm a ver com factos como o problemas de distribuição, a cadeia alimentar e a sua ligação com o doméstico, a relação cidade-agricultura nas periferias urbanas, hortas urbanas, bem como a gestão de resíduos, avaliando as possibilidades que uma maior visibilidade da cadeia alimentar ofereceria para o reconhecimento social desse importante fluxo vital.
– A rua e os espaços de «sociabilidade intermédia». Uma grande variedade de situações e espaços têm em comum a retirada dos alimentos de seu ambiente tradicionalmente doméstico para introduzi-los no espaço público, com a consequente complexidade das relações sociais que se estabelecem.
– A casa. O estudo da alimentação no espaço doméstico. Com a cozinha como tema central, mas compreendida na sua mutação em relação aos restantes espaços domésticos e nos seus modos de utilização em termos sociais e de género.
O compêndio de trabalhos apresentados neste seminário propõe um olhar histórico sobre esse facto, que servirá de base para as próximas fases do projeto Food and the City. From Domestic to Public Space. Elements to Build a History, Arguments for Contemporary Projects. Abordarão o estudo de casos contemporâneos, bem como propostas aplicáveis ​​a regulamentos e projetos contemporâneos.
Este seminário faz parte do projeto de I&D PID2020-115039GB-I00, financiado pelo MCIN/AEI/10.13039/501100011033/ e pela União Europeia “NextGenerationEU”/PRTR.
Organização:
Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa
Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa
Departamento de Construcciones Arquitectónicas. Universidad de Granada.
Asociación de Historiadores de la Arquitectura y el Urbanismo
Grupo de Investigación Arquitectura y Cultura Contemporánea
ESPECIFICAÇÕES
  • Seminário : Eating, Building, Inhabiting: Historical Problems, Contemporary Challenges
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»