FAUP Comunicação

Eileen Gray . Arte Total: Casa E.1027 à escala 1:1

Início em 20/11/2019 até 03/01/2020

Categorias: Exposiçõesoutros

Na encosta rochosa de Côte d‘Azur em Roquebrune Cap Martin, a designer anglo-irlandesa Eileen Gray (1878– 1976) construiu uma casa de férias, branca e alongada, que denominou de E.1027 (1926–1929). Aos 52 anos, esta foi a sua primeira incursão no mundo da arquitectura, realizada com o apoio do seu então companheiro Jean Badovici, editor da revista de vanguarda L’Architecture Vivante. Para Gray, E.1027 mais do que a oportunidade de aplicar novos conceitos espaciais, seria um manifesto, revisitado nos seus subsequentes projectos, para o qual ela concebeu não só a arquitectura, mas também praticamente todos os objectos e peças de mobiliário – para uma obra de arte total representada nesta exposição à escala 1:1.

A FAUP acolhe a terceira versão de uma exposição inicialmente pensada para o Mebanne Hall em Austin, no Texas (2017), e que já passou pela Akademie der Künste (2019), em Berlim, surgindo agora como um momento de balanço após três anos de trabalho em torno deste projecto. No Porto, vão ser apresentados conteúdos que dão a conhecer o processo de investigação que resultou na exposição e que realçam a sua importância.

A antecipar a abertura da exposição no dia 20 de novembro, quarta-feira, decorre às 15h00 no Auditório Fernando Távora um simpósio que pretende debater a importância da casa E-1027 no contexto da arquitetura atual. Entre os oradores confirmados contam-se os arquitetos Wilfried Wang, Ana Tostões, Lia Antunes e Carolina Leite.

A mostra é ainda acompanhada por uma monografia com 288 paginas ilustradas sobre a casa E.1027, publicada pela editora Wasmuth, já disponível nas livrarias (ISBN: 978 3 8030 0831 2).

Em memória de Peter Adam, Co-Curador da exposição ‘E.1027 Master Bedroom’.

Curadores da exposição:
Carolina Leite e Wilfried Wang

Coordenação:
Alberto Lage

Simpósito de abertura:
20 de novembro 2019, 15h00

Inauguração da exposição:
20 de novembro 2019, 17h30

Datas:
20 de novembro 2019 – 3 de janeiro 2020

Horários:
2.ª – 6.ª feira, 9h00-20h00

Local:
Galeria de Exposições

A exposição é organizada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, The University of Texas at Austin, O’Neil Ford Chair in Architecture, Krafna Arquitectos (Porto), Hoidn Wang Partner (Berlim).

Patrocinadores: Grupo Preceram, Vicaima, Weber, ClassiCon, Tintas CIN, Jofebar, Regina, Revigrés, CS Coelho, J.Pinto Leitão, Finsa, Saint Gobain Weber, Glass Solutions.
Apoios: Universidade do Porto, Goethe Institut, Embaixada da Irlanda em Portugal, Docomomo internacional.

Parceiros: National Museum of Ireland, Eileen Gray Archive (Dublin), Victoria & Albert Museum, Eileen Gray Archive (London), The Peter Adam Eileen Gray Collection (Paris).
Parceiros institucionais: Fundação Marques da Silva, Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, Mulheres na Arquitectura, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, British Council Porto.

Apoio à divulgação: Metro do Porto.

 

Simpósio

A antecipar a abertura da exposição no dia 20 de novembro, 4.ª feira, decorre às 15h00, no Auditório Fernando Távora, um simpósio que pretende debater os aspectos centrais da obra de Eileen Gray e a sua contribuição para o desenvolvimento do design e arquitetura modernos. Entre os oradores confirmados contam-se os arquitetos Wilfried Wang, Ana Tostões, Lia Antunes e Carolina Leite.

Programa

20 de novembro 2019, 15h00, Auditório Fernando Távora

Abertura | João Pedro Xavier, Director da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Notas sobre Eileen Gray | Carolina Leite
Genius versus Envy: E.1027 as an experiment | Wilfried Wang
Eileen Gray – Pioneira da modernidade | Ana Tostões
Lia Antunes – Arquitectura no feminino em Portugal
Encerramento | Alberto Lage

As conferências serão proferidas em português, sem tradução, com exceção da apresentação de Wilfried Wang que será feita em inglês.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

 

__

Simpósio

Data . Hora
20 de novembro . 15h00

Local
Auditório Fernando Távora
__

Inauguração

Data . Hora
20 de novembro . 17h30

Local
Galeria
__

Exposição
20 de novembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020

Local
Galeria

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição e simpósio: Eileen Gray. Arte Total: Casa E.1027 à escala 1:1
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas