FAUP Comunicação

Encontros_2021 | Ensino e Investigação em Arquitectura

Início em 05/05/2021 até 06/05/2021

Categorias: outros

Encontros_2021 | Ensino e Investigação em Arquitectura – Passadas quatro décadas desde a criação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a 21 de Dezembro de 1979 e cerca de uma década desde a adequação da Licenciatura em Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura da UPorto, ao Ciclo de Estudos Integrado conducente ao grau de Mestre em Arquitectura, designado MIArq, e num contexto de crescente valorização e aprofundamento de uma cultura de investigação, importa fazer um balançoe criar um momento propiciador de uma reflexão crítica, individual e coletiva, que propicie um debate em torno da (re)definição de uma estratégia global sobre o Ensino e a Investigação em Arquitectura, na FAUP, que não pode deixar de considerar os seus domínios da Produção.

Seguindo uma já longa tradição da Escola, iniciada na segunda metade dos anos 70, organiza-se um novo Encontro, intitulado ENCONTROS_2021. Ensino e Investigação em Arquitectura [ENCONTROS_2021], a realizar nos dias 5 e 6 de maio 2021, com o qual se pretende mobilizar a comunidade académica, docentes e estudantes – aos quais estão naturalmente associados papéis próprios e distintos no processo de ensino|aprendizagem – para o referido balanço e aclaração de um entendimento e afirmação de estratégia global para a Escola, no contexto dos desafios que se colocam à formação do Arquitecto hoje, em particular, e dos desafios, exigências e das políticas que enquadram o Ensino Superior, em geral.

Se, noutros tempos, a formação em arquitetura emergiu, estrita ou especialmente na relação com a prática profissional, isto é, com a produção arquitectónica, e “levou os mestres à escola”, hoje, para além do “aprender com a prática”, é incontornável a consideração do domínio da investigação, não só pela sua emergência e densificação no mundo académico, como também como campo reconhecível e ampliado da complexidade e práticas profissionais e de prestação de serviços, implicáveis.

Para o Encontros_2021, apela-se aos contributos da comunidade académica da FAUP – docente e discente – através da produção de um documento de reflexão critica escrito (at.10.000ctrs), que terá naturalmente como ponto de partida a sua experiência no contexto de funcionamento do MIArq. De entre os contributos apresentados será feita uma seleção para comunicação oral (at.10’), sendo que todos serão publicados num documento final de síntese, designado Memorandum ENCONTROS_2021.

Opta-se por estruturar o Encontro em torno de dois grupos de temáticas que criam uma matriz de reflexão que se considera necessária e oportuna.

A matriz que se apresenta não pretende limitar o âmbito da reflexão, mas apenas lançar e apontar uma possível estrutura do debate, que se deseja amplo e plural.

DA FORMAÇÃO EM ARQUITETURA
Entre as Humanidades e a Artes, entre as competências e o conhecimento, entre o multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar. Pela atualização, qualificação, e reforço da identidade e especificidade da formação em Arquitectura na FAUP, através da clarificação de uma estratégia global para a Escola, que reafirme e reforce o seu prestígio nacional e internacional.

O MIARQ_(RE)DEFINIÇÃO, (RE)ESTRUTURAÇÃO E ENRIQUECIMENTO
_Acesso
À condição de estudante, nas diferentes épocas e regimes de ingresso, e à condição de docente na Academia, entre a prática e a investigação. A estratégia e o modelo de recrutamento;
_Matérias Curriculares
A existência de dois ciclos – 1.º e 2.º. Princípios e Estratégia de Formação e articulação.Organização, (re)definição e coordenação horizontal e vertical das matérias curriculares – nucleares, complementares, subsidiárias e alternativas – dos 1.º e 2.º ciclos;
_Saída
Do modelo de conclusão do curso – Dissertação de natureza científica, Projecto e Estágio -, à amplitude das práticas profissionais – de projecto e teóricas nos domínios da História, Teoria e Crítica – e à investigação.

O Encontro não tem como objetivo a elaboração de uma Proposta de Revisão do Plano de Estudos do MIArq, mas sim o da promoção de um momento de balanço, de diálogo e de reflexão em torno do ensino da Arquitetura na FAUP, entre a Produção e a Investigação, centrado na formação (inter)disciplinar, sob a dualidade paradigmática entre o “generalista” e o “especialista”.

No final do Encontro será elaborado o já referido Memorandum ENCONTROS_2021 conclusivo que integrará todos os contributos e no qual ficará expressa, não só uma síntese do decorrido, como a clarificação de pontos de vista e a substanciação de uma orientação estratégica a propósito.

De forma a garantir um tempo necessário à organização do Encontro, os contributos individuais ou coletivos deverão ser enviados, em formato digital para o email encontros2021@arq.up.pt impreterivelmente até ao próximo dia 19 de abril.

Assim, num ambiente aberto e participativo, alargado a toda a comunidade académica, celebra-se o “espetáculo do (re)conhecimento” e da construção interpares, também pelos “40 anos…” da integração da FAUP na UPorto.

Comissão Organizadora
Raquel Geada Paulino
Beatriz Rosendo, João Rodrigo Coelho, Luís Viegas, Sara Rodrigues, Teresa Calix

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Encontros_2021: Ensino e Investigação em Arquitectura
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!

Free live webinar

V-Ray for Rhino