Exposição ‘A Liubliana de Plečnik’

Início em 07/06/2022 até 15/07/2022

Categorias: Exposições

“A Liubliana de Plečnik” é o título da exposição itinerante dedicada à obra de Jože Plečnik (1872–1957) que assinala as comemorações dos 150 anos do seu nascimento e que estará patente na sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) entre 7 de junho e 15 de julho.

A mostra destaca um grande conjunto de projectos do arquiteto esloveno, cuja obra se inscreve na lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO

A inauguração decorre no dia 7 de junho, 3.ª feira, às 18h00, na sede da OASRN, e é assinalada com uma conferência por Natalija Lapajne, curadora da Exposição e do Museu de Arquitectura e Design de Liubliana, seguindo-se as intervenções da Blazka Kepic, Embaixadora da República da Eslovénia em Portugal, Paula Santos, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Arquitectos, Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, Francisco de Calheiros, Cônsul Honorário da Embaixada da República da Eslovénia na República Portuguesa, Filipa Guerreiro, Vogal do Conselho Diretivo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e Teresa Cunha Ferreira, coordenadora da Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto” da Universidade do Porto.

O momento inaugural encerra com uma receção organizada pela Senhora Embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa.

A Exposição ‘A Liubliana de Plečnik’ é organizada pelo Consulado da Eslovénia no Porto, pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) e pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em colaboração com a Embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa Blažka Kepic, o Museu de Arquitectura e Desenho de Liubliana (MAO), o Leitorado de Língua e Cultura Eslovenas de Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Centro Cultural Luso-Esloveno.

Plečnik foi responsável pela criação de espaços destinados a uso público que foram decisivos na transformação da cidade de Liubliana, uma intervenção a tal ponto fundamental que hoje pode chamar-se-lhe “Liubliana de Plečnik, um fenómeno urbanista singular e uma obra de arte holística do século XX”.

“A Liubliana de Plečnik” apresenta 16 obras que incluem alguns dos seus trabalhos mais importantes como a Biblioteca Nacional e Universitária, o Jardim de todos os Santos – Žale, a Igreja de São Francisco em Šiška ou as pontes no rio Ljubljanica.

Esta exposição evidencia o trabalho de Jože Plečnik, que atravessa grande parte da primeira metade do século XX, e a sua capacidade de intervenção numa cidade previamente construída, remodelando-a durante décadas e destacando as qualidades que já tinha – projetava ruas, praças e parques, e colocava edifícios novos na rede já existente, capazes de enobrecer ainda mais a cidade. Ciente da importância dos laços entre a cidade e o rio, converteu o rio Ljubljanica num dos motivos urbanos mais importantes.

“Nestes tempos em que nos vemos confrontados com a impotência do urbanismo contemporâneo, a modelação de Liubliana levada a cabo por Jože Plečnik, durante várias décadas, representa um feito único e irrepetível”, afirma o professor e autor dos textos da exposição, Andrej Hrausky.

Desde 2017, a exposição já foi apresentada em países como Espanha, Canadá, Brasil e Rússia.

 

Programa

18h00 – Conferência Inaugural
Natalija Lapajne, curadora da exposição e do Museu de Arquitectura e Design de Liubliana

19h00  – Abertura da Exposição
Com participação de
​Blazka Kepic, Embaixadora da República da Eslovénia em Portugal
Paula Santos, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Arquitectos
Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte
Francisco de Calheiros, Cônsul Honorário da Embaixada da República da Eslovénia na República Portuguesa
Filipa Guerreiro, Vogal do Conselho Diretivo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Teresa Cunha Ferreira, coordenadora da Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto” – FAUP

19h30  – Visita guiada à exposição
Natalija Lapajne, curadora da Exposição e do Museu de Arquitectura e Design de Liubliana

A inauguração terminará com uma receção organizada pela Senhora Embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa.

A exposição estará patente até ao dia 15 de Julho de 2022, podendo ser visitada no horário de funcionamento da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos: de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h e as 17h.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

 

Jože Plečnik nasceu a 23 de janeiro de 1872 na cidade de Liubliana. Estudou em Liubliana e em Graz, seguindo depois para Viena, onde colaborou durante dois anos como designer de móveis para a então conhecida empresa J. W. Müller. Foi discípulo de Otto Wagner, tendo concluído os seus estudos em 1898 na Academia de Belas Artes em Viena. Em 1897 conquistou o primeiro prémio (em coautoria com O. Schimkovitz) no Concurso para o monumento a Gutenberg, em Viena. Com o melhor trabalho de conclusão de curso, ganhou uma bolsa de estudos que lhe permitiu realizar uma viagem de um ano a Itália e a França. Em 1899 voltou a trabalhar no ateliê de Otto Wagner e, no ano seguinte, venceu o concurso para o projeto da Casa de Zacherl em Viena. Em 1904 recebeu uma medalha de ouro pelo projeto do salão da representação austríaca na Exposição Mundial de Saint Louis. Entre 1911 e 1920, exerceu o cargo de professor da Escola de Artes e Ofícios de Praga, tendo sido nomeado três vezes como sucessor de Otto Wagner na Academia de Viena, mas a sua nomeação não é confirmada pelo herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, Francisco Fernando. De 1920 a 1957, foi professor de desenho arquitetónico e composição na Faculdade Técnica da Universidade de Liubliana. É também durante este período que realiza alguns dos seus trabalhos mais importantes na capital da Eslovénia. Foi membro da Academia Eslovena de Ciências e Artes e, em 1939, recebeu o título de Cidadão Honorário de Liubliana. É distinguido por duas vezes, em 1949 e 1952, com o Prémio Prešeren. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Liubliana e da Escola Técnica Superior de Viena. Em 1954 é nomeado membro honorário do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (RIBA). Morreu a 7 de janeiro de 1957, em Liubliana.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: A Liubliana de Plečnik
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.