Exposição "Álvaro Siza. Viagem sem programa"

Início em 30/04/2018 até 30/05/2018

Categorias: Exposições

O atelier Aires Mateus, em Lisboa, vai receber a exposição itinerante "Álvaro Siza. Viagem sem programa", a inauguração vai ser no dia 1 de Maio de 2018 pelas 18 horas.

A exposição vai estar patente de 02 a 31 de maio e estará disponível para visitas entre as 16:00 e as 19:00 horas, nos dias úteis. Esta exposição nasceu de um evento colateral da 13.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012, e conta com curadoria de Greta Ruffino e Raul Betti.

A coleção é composta por 53 desenhos, elaborados ao longo de 60 anos e pessoalmente selecionados pelo autor. A coleção foi composta com o objetivo de criar uma obra única, primeiramente, através da restauração digital focada na recuperação de traços e marcas de cada desenho, depois transferidos para o papel através de impressão serigráfica, evidenciando os progressos técnicos e a sensibilidade de observação da realidade.

A exposição vai ser acompanhada por um vídeo, em formato de "narrativa na primeira pessoa, onde o arquiteto portuense revela a sua paixão pelo desenho, vendo-o como um meio de pesquisa, comunicação e análise na sua vida profissional e pessoal ao longo do tempo".

A mostra inclui também 150 fotografias "que narram o projeto desde a sua génese até ao presente, propondo uma viagem pictórica que ajuda a compreender a complexidade por detrás deste projeto".

"Os desenhos de Álvaro Siza têm um poder revelador. Eles explicam o ‘mundo’ de forma mais rica, pela sua compreensão, a sua sensibilidade, o seu saber".

arquiteto Manuel Aires Mateus

"Viagem sem programa" esteve exposta em Veneza, entre agosto e novembro de 2012, com o propósito de "explorar os aspetos mais pessoas de um dos principais atores da cena internacional do design".

Curadores
Raul Betti and Greta Ruffino 

Horário
De 2 a 31 de Maio 2018 | De segunda a sexta das 16-19 horas

Local

Atelier AIRES MATEUS 
Rua Cecílio de Sousa, 52 Lisboa
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Exposição "Álvaro Siza. Viagem sem programa"
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE