Exposição de Ana Aragão – Galeria X

Início em 15/01/2020 até 05/04/2020

Categorias: Exposições

A exposição Galeria X da arquiteta Ana Aragão, estará patente de 15 de janeiro a 5 de abril de 2020 na Galeria II da Casa Comum da Reitoria da U.Porto.

Galeria X é uma reflexão sobre a ideia de coleção através da sucessão de três galerias.

Entramos pela Galeria Possível, uma seleção de obras de proveniências muito distintas que têm em comum serem obras-charneira definidoras de importantes e irrecuperáveis momentos de viragem no percurso da autora.

Segue-se a Galeria em Construção, onde documentos retirados das suas gavetas e cadernos desalinhados revelam processos de empolgada hesitação, ideias esquecidas, epifanias adiadas.

Por fim chegamos à Galeria Ideal, onde se convocam os grandes mestres e se problematiza a relação genealógica e operativa das arquiteturas de papel. Se é verdade que não se pode entender arquitetura sem a experiência háptica do corpo no espaço, é igualmente verosímil pressupor que a história da disciplina seria definitivamente incompreensível sem a citação anacrónica e sentimental das grandes utopias do desenho. A evocação de algumas dessas imagens, numa reinterpretação de uma das galerias de Giovanni Paolo Pannini, interpela o visitante a interagir mentalmente com o espaço ilustrado e virtual através de um implícito jogo de descoberta com mais de 50 entradas. Do lado oposto, a Galeria Possível revela-nos a verdadeira essência do desenho: o erro, a omissão, a finitude, a ilusão.

 

Bio Ana Aragão

Ana Aragão (Porto, 1984) é arquitecta licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto FAUP (2009), onde trabalhou também como monitora (2009). Foi bolseira da FCT no Doutoramento no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Coimbra (2011-2014, não concluído). Com atelier no Porto desde 2012, dá continuidade à investigação acerca da cidade e imaginários urbanos através do desenho e ilustração.

Das suas exposições e projectos recentes, destaca-se “Vertical Reclamation of Individual Spaces” (2018), exposição individual e residência artística na Fundação do Oriente, Macau, com curadoria de João Ó, a exposição individual “Imaginary Beings” em Macau (Taipa Village, 2017), a exposição individual em colaboração com a Jofebar “Future Frames” (2016), que contou com a contributos de Alexandre Farto (VHILS), Álvaro Domingues, Camilo Rebelo, Pedro Bandeira, Mário de Carvalho e Nuno Grande. Salienta-se ainda a sua participação no Mam’2019 Mês da Arquitectura da Maia, com curadoria de Andreia Garcia, o desenvolvimento de ilustrações para a publicação comemorativa dos 25 anos do CCB (2018), coordenado por Nuno Grande, a participação na Bienal de Veneza de 2016 (a convite de Atelier ADOFF), a participação na representação portuguesa de Arquitectura na Bienal de Veneza de 2014 (Homeland), com curadoria de Pedro Campos Costa. Tem colaborado com diversas marcas em projectos, como Porto Barros, Porto Editora, Tapeçarias Ferreira de Sá, Schmidt Light Metal, Vista Alegre, Essência do Vinho, BSA, Underdogs, Meo Out Jazz, AEP, Grupo Almedina, entre outros.

Alguns dos seus projectos pessoais sobre espaços urbanos específicos são: Macau (“Drifting (in) Macau”, 2018), Espinho (“Uma cartografia (des)encontrada”, Festival do Norte, 2013), Braga (Noite Branca, 2013), Aveiro (“Lugares Múltiplos”, 2015), Guimarães (“Futuros Incompletos”, Casa da Memória, 2015).

Em 2014 integrou a selecção da Luerzer’s Archive dos “200 Best Illustrators Worldwilde”.

 

ENTRADA LIVRE

Mais informações através do e-mail cultura@reit.up.pt.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: Ana Aragão - Galeria X 
  • Patente: 15 JAN a 05 ABR'20
  • Local: Galeria II (Casa Comum da Reitoria da U.Porto)
  • Horário: Seg. a Sex.- 10:00 - 18:00 Sáb. - 14:00 - 18:00
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores