Exposição | Desenhar para revelar

Início em 14/07/2022 até 19/09/2022

Categorias: Exposições

A exposição ‘Desenhar para revelar’ apresenta um conjunto de 150 desenhos realizados pelo arquitecto João Santa-Rita, durante os últimos cinco anos. Ao contrário do que poderíamos esperar, não são desenhos referentes a projectos de arquitectura. São desenhos que revelam um imaginário complexo povoado por um enredo de linhas, que deslizam sobre o papel branco, como uma dança labiríntica que deseja ganhar vida.

Podemos encontrar afinidades, e sequências possíveis entre os desenhos aqui expostos no entanto, encontramos também uma autonomia em cada um deles que se reflete na impossibilidade de cada um se deixar dominar. Não sabemos que deuses os habitam…

sabemos que ganham vida, que mudam de ritmo, à medida que vão avançando guiados, inconscientemente, pela mão que os revela.
A expressão de cada desenho, é encontrada pelo olhar do observador que é tambéprotagonista. As possibilidades de descoberta são inesgotáveis, e são sempre renovadas cada vez que voltamos a olhar para um desenho que acabámos de ver há momentos atrás. É então quando intuímos que o nosso modo de entender depende do modo como recebemos algo e do quanto estamos dispostos a ser transformados. Os desenhos estão povoados de traços que revelam cheios, vazios, equilíbrios, desequilíbrios, formas, tensões, energias; mas somos nós, com o nosso olhar, que os enchemos de significados.

E quando suspeitamos ter entendido o que estamos a ver, voltamos ao início, e imaginamos algo diferente. Como uma viagem infinita. Quando pensamos que chegamos ao final, recomeçamos novamente. O mundo não muda quando o olhamos, mas nós sim.
E assim recomeçamos uma e outra vez.
Bárbara Silva (curadora)

 

EXPOSIÇÃO
Desenhar para Revelar de João Santa – Rita
14 Julho – 17 Setembro

Bárbara Silva | Curadora
Mateus Atalla | Colaborador
Pedro Escobar | Fotografia

NOTE – Galeria de Arquitectura, Lisboa
Travessa da Cara 32

 

 

JOÃO SANTA-RITA (Lisboa 1960) é arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1983). Em 1976 integra o atelier do arquitecto José Santa-Rita. Entre 1986 e 1988 colaborou no atelier do arquitecto Manuel Vicente, em Macau. Em 1990 funda o Atelier Santa-Rita Arquitectos com José Santa-Rita, em Lisboa e em 2016 funda o atelier Santa-Rita Associados. Professor Associado, Universidade Autónoma de Lisboa desde 1998. Visiting Professor, Universidade de Minnesota (E.U.A./1999/2000). É membro Convidado da Akademie Fur Baukultur (Alemanha). Entre 2014 e 2016 foi eleito Presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal. Participou em Exposições na Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Escócia, EUA., Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hong-Kong, Inglaterra, Itália, Macau, Portugal, Polónia e Rússia.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: Desenhar para revelar
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?