Exposição DESVIADUTO – Cenários para a cidade do século XXI

Início em 12/03/2022 até 23/04/2022

Categorias: Exposições

A exposição DESVIADUTO – Cenários para a cidade do século XXI, inaugura no sábado dia 12 de Março às 22h na Galeria Nuno Centeno.

Esta exposição surge na sequência do Workshop “(Des)Fazer Cidade: Subtração como Prática Espacial e tem como objetivo questionar a atual função e configuração do Viaduto de Gonçalo Cristovão.

DESVIADUTO propõe novos modos de pensar a cidade – e o habitat humano – que olhem para além da obsessão do séc. XX com as imposições da infraestrutura automóvel. Espera-se com esta exposição abrir um debate sobre o novo papel que o Viaduto poderá assumir na cidade do Porto do séc. XXI.

No final da tarde do dia 16 de Outubro de 1961, seis vigas do Viaduto de Gonçalo Cristovão, no centro do Porto, desabaram estrondosamente. O acidente não provocou vítimas, em parte porque àquela hora já ninguém se encontrava no estaleiro onde decorria a obra. O acidente foi amplamente difundido nos meios de comunicação local e nacional da época, mas o tempo fez esquecer o caso.
Esta exposição traz de novo à tona este episódio, olhando para o desastre de há sessenta anos como uma premonição. Hoje, o viaduto afigura-se como uma infraestrutura desatualizada, símbolo de um modelo urbano focado exclusivamente na mobilidade de veículos, onde não há lugar para os peões (passeios inexistentes), nem para a natureza (reduzida a tristes e insuficientes floreiras). A exposição propõe novos modos de pensar a cidade – e o habitat humano – que olhem para além da obsessão do séc. XX com as imposições da infraestrutura automóvel.

DESVIADUTO questiona a atual função e configuração do Viaduto de Gonçalo Cristovão. Exploram-se diversos cenários de intervenção, especulativos e realistas: a remoção (total ou parcial); a inversão funcional; a valorização formal (e escultural) da estrutura; a criação de espaços verdes e de uso pedonal. As propostas não são apresentadas como projetos definitivos, mas antes como exercícios experimentais, que poderão oferecer à cidade soluções mais adequadas social e ambientalmente. Espera-se com esta exposição abrir um debate sobre o novo papel que o Viaduto poderá assumir na cidade do Porto do séc. XXI.

DESVIADUTO inclui um programa público de visitas guiadas e atividades.

A exposição fica patente na Galeria Nuno Centeno de 12 de Março a 23 de Abril de 2022

Ficha técnica da exposição

Coordenação: Paulo Moreira

Equipa: Paulo Moreira, Joyceline Teixeira, Carlos Gomes, Sofia Paganelli, Oscar Larfeuille, Oona Wächter, Raquel Pais

Autores convidados: Alexandre Delmar, Ivo Tavares, Joana Pestana, João Ana, Tiago Ascensão, Tiago Patatas

A exposição surge sequência da oficina “(Des)Fazer Cidade: Subtração como Prática Espacial”, com tutoria de Paulo Moreira e Tiago Patatas, conferências de n’UNDO e Ibiye Camp, e sessões críticas com Joana Pestana, Tiago Ascenção e Pedro Bandeira, que decorreu no INSTITUTO Dezembro de 2021 e Janeiro de 2022, com organização do INSTITUTO.

 

 

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição : DESVIADUTO - Cenários para a cidade do século XXI
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»