Exposição Fernando Távora. Pensamento Livre / Encontro Távora no Tempo

Início em 20/10/2023 até 21/10/2023

Categorias: Exposiçõesoutros

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, na Fundação Marques da Silva e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, respetivamente, vão ter lugar dois momentos centrais de TÁVORA 100, o programa comemorativo do Centenário do Arquiteto Fernando Távora, uma figura maior da Arquitetura Portuguesa: a abertura da exposição FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE e o encontro TÁVORA NO TEMPO.

Fernando Távora. Pensamento Livre é uma exposição sintética da vida e obra do Arquiteto Fernando Távora, que procura retratar a personagem, a sua vastíssima cultura, o seu método de trabalho, a forma como usou o Desenho e a História na prática projetual, e de como as suas aulas foram fundamentais para sucessivas gerações de estudantes entenderem o que é a Arquitetura e o seu exercício profissional. Não tem, no entanto, qualquer intenção de se aproximar de uma mostra retrospetiva. Com o objetivo de consolidar uma primeira escolha das obras a expor, visitámos, já com um sentido mais crítico, alguns dos edifícios desenhados por Fernando Távora, por forma a que estivesse garantida a consideração a uma problemática alargada, da construção de raiz à reutilização patrimonial, presente no conjunto da sua obra. E assim fomos ver o Mercado da Feira (1953/1959), revisitámos a Casa de Ofir (1957/1958), passeámos na Quinta da Conceição e subimos ao Pavilhão de Ténis (1956/1960), percorremos a Escola do Cedro, Gaia (1957/1961), voltámos à Pousada de Santa Marinha da Costa, Guimarães (1972/1985), passámos pelo Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993/2000) e, finalmente, entrámos na Casa dos 24, antigos Paços do Concelho do Porto (1995/2003). Foram assim sete os projetos escolhidos para uma exposição central, a ocupar no 1.º piso do Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva), onde estarão expostos desenhos, na sua maioria de processo, a maqueta e uma fotografia atual de Paulo Catrica. Cada um dos sete deu origem a uma nota interpretativa de críticos da nova geração a publicar no Catálogo: Pedro Levi Bismarck; Pedro Baía; Carlos Machado e Moura; Eliana Sousa Santos; Bruno Gil; Beatriz Serrazina; e Joana Restivo, respetivamente.

A exposição é ainda complementada com cinco entradas temáticas, cada uma com o seu espaço próprio, no piso térreo do Palacete, que dão notícia da complexidade intelectual e cultural de Fernando Távora: “Referências”, “Viagens”, “Tratados de Arquitetura”, “Literatura Modernista” e “Aulas”, com este último núcleo a estender-se à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Para o título, pensámos inicialmente em Livre Pensamento. O movimento com este nome, emergente da Revolução Francesa, sustentava a convicção de que todos os fenómenos devem ser explicados a partir da ciência, da lógica e da razão. No entanto, os modernistas da Geração do Orfeu foram bem mais longe, não considerando nenhum limite para o seu pensamento, admitindo sem problemas de coerência todas as condições, mesmo as que se afastam da razão. Não são “livres-pensadores”, são cidadãos com um pensamento livre. É com eles que Fernando Távora se identifica, e cuja obra coleciona atenta e apaixonadamente, como que procurando uma solidariedade para a sua heterodoxia. Por essa razão, firmou-se para esta exposição o título Fernando Távora. Pensamento Livre.

 

O Encontro Távora no Tempo reúne na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto personalidades convidadas a partilharem um pensamento crítico sobre a obra de Fernando Távora, nas suas múltiplas dimensões, consolidando o seu legado como uma referência maior no panorama da arquitetura nacional e internacional. Ao dinamizar um espaço de reflexão que reúne novos olhares sobre esta figura ímpar, pretende-se demonstrar a contemporaneidade das linhas de pensamento e ação de Távora, em particular junto das novas gerações de arquitetos.

Esta iniciativa, parte do programa comemorativo do centenário do Arquiteto Fernando Távora – Távora 100 – realiza-se também como um desdobramento da exposição Fernando Távora. Pensamento Livre, cuja abertura se assinala no dia anterior, na Fundação Marques da Silva. Entre as 11 e as 11h30, na Galeria da FAUP, será assim inaugurado o núcleo temático “Aulas”, com curadoria de Manuel Correia Fernandes.

LINKS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE