Exposição: Geografias Urbanas

Início em 24/10/2020 até 05/11/2020

Categorias: Exposições

O INSTITUTO volta a acolher-nos de dia 24 de Outubro a 5 de Novembro. A inauguração decorre dia 24, entre as 17h00 e as 20h00, ficando patente até dia 5 de Novembro (de segunda a sexta, 10h00 às 18h00)

“Geografias Urbanas” é um diálogo com Emma Hornsby, promovido pela Estação Sul e Sueste, cujo campo comum é a, uma vez mais, a paisagem e território do Barreiro.

Por um lado, toma-se uma chaminé industrial situada num terreno vacante no coração da cidade como objecto do estudo de uma narrativa de fotografias. É sugerido revisitar a cidade através de um percurso concêntrico pelas ruas, marcando geograficamente os pontos onde se pode ver a estrutura.
Por outro, com a instalação site specific “How to find the centre of a circle/ Como encontrar o centro de um círculo”, Emma Hornsby esboça o limite entre o interior e o exterior. Explora conceitos de movimento e equilíbrio, dialogando com a paisagem imaginada ao inscrever um lugar – uma concha que nos isola e acolhe de um território em torno – como o reconhecimento da Natureza que agora é habitat humano, e por consequência é um gesto próximo da arquitectura.

Mais do que a produção de documentação gráfica do modo como a fábrica se integra na cidade propõe-se um exercício de reconhecimento da geografia urbana.

 

BIO: Emma Hornsby vive actualmente no Barreiro, Portugal (inglês, n.1986) e formou-se na Northumbria University com um BA (Hons) em Forografia.
O trabalho como arquivista fez com que a história e o arquivo se tornassem pontos de partida fundamentais na sua prática artística. Materiais como giz, fita adesiva e água são recorrentes no seu trabalho, incorporados como modos e meios de experimentação.
Os últimos trabalhos desenvolvidos foram em Portugal, tendo exposto na PADA Studios and Gallery, no A.M.A.C., na A.D.A.O. e para o projecto Terminal B da E.S.S., no Barreiro.

LINKS
ORADORES
  • Emma Hornsby
  • Estação Sul e Sueste
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Geografias Urbanas
  • à conversa com: Emma Hornsby
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal