Exposição ‘Manuel Graça Dias – O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto’

Início em 06/10/2022 até 12/11/2022

Categorias: Exposições

No dia 22 de setembro inaugura a exposição ‘Manuel Graça Dias – O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto”, no Círculo da Arquitetura, no Dafundo, em Algés.

O Arquiteto Manuel Graça Dias nasceu em Lisboa em 1953. Licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e iniciou a sua atividade profissional em Macau: de 1978 a 1981 colaborou no atelier do Arquiteto Manuel Vicente e, foi aqui que construiu uma forte amizade e uma consciência crítica da Arquitetura.

Com o regresso a Lisboa, em 1982, exerceu a sua atividade quer de forma individual, quer em parceria com os arquitetos João Vieira Caldas, Júlio Teles Grilo, António Marques Miguel e Egas José Vieira, com quem fundou, em 1990, o atelier Contemporânea, após uma classificação vitoriosa no concurso para o Pavilhão de Portugal na Expo’ 92 de Sevilha em 1989. Cedo dedicou tempo à critica e divulgação da Arquitetura, dirigida a profissionais da área mas também ao público em geral, assinando um variadíssimo número de publicações, exposições, programas radiofónicos e televisivos, sendo frequentemente convidado para a participação, orientação e comissariado de conferências, seminários e exposições a nível nacional e internacional, tornando-se muito provavelmente no mais ativo divulgador de Arquitetura do país na sua época.

Paralelamente à sua atividade profissional desenvolveu carreira docente e, desde 1985, deu aulas em diversas instituições universitárias, em Portugal e no estrangeiro, tendo ocupado o lugar de Professor Catedrático convidado do Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa e de Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Esta exposição visa enaltecer e homenagear o trabalho do Arquiteto Manuel Graça Dias, com uma seleção de dezoito projetos, dos quais se destacam a Expo’ 92 e O Teatro Azul e conta com maquetes de alguns dos seus trabalhos, assim como desenhos originais que se julgam importantes de evidenciar.

A exposição ‘Manuel Graça Dias – O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto’ estará patente até ao dia 12 de novembro, das 14h às 19h, de terça a sábado, no Círculo da Arquitetura, na Rua Sacadura Cabral, Nº51, Cruz-Quebrada/ Dafundo.

Quem estiver interessado poderá inscrever-se para visitas guiadas entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, com inscrições através do circulodaarquitetura@oeiras.pt

ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição : Manuel Graça Dias - O Arquiteto Arquitetonicamente Incorreto
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.