FAUP Comunicação

Exposição ‘O atelier Ginoulhiac – 10 anos. 10 casas. 10 temas de Arquitectura’

Início em 18/11/2019 até 20/12/2019

Categorias: Exposições

A exposição ‘O atelier Ginoulhiac – 10 anos. 10 casas. 10 temas de Arquitectura’ reúne dez projetos de habitações unifamiliares, representativos do processo de trabalho da dupla de arquitectos de Bergamo, Francesco e Teresa Ginoulhiac.

A exposição propõe um olhar sobre a obra do atelier Ginoulhiac, cobrindo uma década centrada entre 1966 e 1975, ilustrada através de documentos originais de arquivo que incluem desenhos, revistas e fotografias. Conta também com uma seleção de outros projetos, na qual se poderá encontrar igual complexidade e intensidade do exercício da arquitetura na diversidade de contextos e de programas.

A exposição é organizada pela Ordine Architetti Bergamo (OAB) e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e estará patente na FAUP entre o dia 18 de novembro e o dia 20 de dezembro de 2019.

A apresentação da exposição na FAUP assinala a doação à Biblioteca da Faculdade do acervo de publicações periódicas do atelier Ginoulhiac, constituído por mais de mil volumes desde os anos 1950.

A inauguração da exposição vai contar com uma intervenção dos autores do projecto expositivo Marco Ginoulhiac, Ana Neiva e José Miguel Rodrigues.

Teresa Arslan (Bolzano, 1934) e Francesco Ginoulhiac (Nápoles, 1935 – Bérgamo, 2003) conheceram-se em Milão, nos inícios da década de 1960, durante a frequência no Politécnico de Milão. Após concluírem o curso de arquitetura, em 1961, e algumas experiências profissionais em Itália e no estrangeiro, fundaram o próprio gabinete de Arquitectura em Bérgamo.
Casados desde 1963, desenvolveram a sua atividade profissional ao longo de três décadas. Entre a sua produção arquitetónica encontram-se várias casas unifamiliares, prédios de habitação coletiva, bem como remodelações, edifícios industriais, equipamentos e espaços públicos.
As suas obras obtiveram um amplo consenso entre a crítica nacional, granjeando vários prémios em concursos nacionais, bem como na imprensa estrangeira, atestado pela repetida publicação da sua obra construída.
Para além da sua prática no campo da arquitetura, dedicaram-se a outras atividades artísticas que incluíram incursões no campo da escultura, joalharia, fotografia, design gráfico e industrial. É de particular relevância o desenho de veículos comerciais e caravanas, produzidos e comercializados, em Itália, durante vários anos. Complementarmente, o exercício da docência, no âmbito do desenho e da tecnologia das construções, resultou na edição de vários livros ainda hoje títulos de referência junto de muitas escolas italianas.

Entrada livre.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

Imagem © Ginoulhiac

 

Inauguração
18 de novembro, 18h30

Exposição
18 de novembro a 20 de dezembro de 2020, 2.ª a 6.ª feira, 9h00-20h00

Local
Galeria de Exposições . FAUP

Patrocinadores:
AREF; Chagas; Costa Carregal; Gamba imballaggi; Gamba serramenti; No Mundo de Luisa; Architoys; Rondi Trasporti

Parceiros institucionais:
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Istituto Italiano di Cultura di Lisbona; CASVA, Centro di Alti Studi sulle Arti Visive

 

LINKS
ORADORES
  • Marco Ginoulhiac
  • Ana Neiva
  • José Miguel Rodrigues
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: O atelier Ginoulhiac - 10 anos. 10 casas. 10 temas de Arquitectura
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas