Exposição ‘Ventura Terra – O Arquiteto em Setúbal’

Início em 13/07/2017 até 25/08/2017

Categorias: Exposições

“Ventura Terra – O Arquiteto em Setúbal” dá título à mostra organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, composta por fotografias, desenhos, reproduções de projetos e objetos pessoais do arquiteto que, entre outros edifícios, como liceus, palacetes e bancos, projetou o Teatro Politeama e a Sinagoga Shaaré Tikvá, em Lisboa.


O trabalho do arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919), em que se inclui um antigo edifício da frente ribeirinha da cidade, é evocado numa exposição patente ao público a partir de dia 14 na Galeria Municipal do 11.

Esta exposição conta com o empréstimo de sete desenhos do acervo do Centro de Documentação da FAUP.

O autor deixou a sua marca em Setúbal ao projetar um antigo edifício de apoio balnear que existiu na frente ribeirinha da cidade.
Da infraestrutura, de 1902, utilizada pelos setubalenses que iam a banhos naquela zona, restam apenas as memórias fotográficas e documentais, uma vez que desapareceu por altura do desenvolvimento da indústria conserveira na cidade.
No dia 14, antes da inauguração da mostra, agendada para as 18h00, realiza-se, às 16h00, o encontro “Refletir Ventura Terra – Palestras”, no qual participam oradores, que falarão sobre a vida e obra do arquiteto.
Estão programadas intervenções de Fernando António Baptista Pereira, sobre “Miguel Ventura Terra – um arquiteto da Cidade Moderna”, Ana Isabel Ribeiro, relativa a “Miguel Ventura Terra ou a coerência da diversidade”, Inês Gato de Pinho, acerca de “O estabelecimento de banhos de Ventura Terra no contexto da vilegiatura marítima em Setúbal”, e Alda Sarria Terra, com o tema “Ventura Terra, um filho de Seixas”.

No encontro, a realizar no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, no mesmo edifício da Galeria Municipal do 11, Fernando Capela Miguel apresenta o livro infantojuvenil de Gisela Silva “Açor – O Cão do Miguel Ventura Terra”.

A exposição “Ventura Terra – O Arquiteto em Setúbal”, patente ao público até 26 de agosto, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, bem como aos sábados entre as 14h00 e as 18h00.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Exposição 'Ventura Terra - O Arquiteto em Setúbal'
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE