Fernando Lanhas representado na 15ª Bienal de Istambul

Início em 05/10/2017 até 12/11/2017

Categorias: Exposições

A arquitetura doméstica de Fernando Lanhas está representada na 15ª Bienal de Istambul. A decorrer na Istanbul Foundation for Culture and Arts, até 12 de novembro, tem como tema agregador, lançado pela equipa de curadores, Elmgreen & Dragset, "A Good Neighbour" [um bom vizinho].

A obra de arquitetura de Fernando Lanhas, o único artista da Península Ibérica representado, é evocada através da exposição de 3 painéis fotográficos, registos de sua autoria e/ou por ele editados. Das obras apresentadas, uma é a sua própria habitação, na av. Dr. Antunes Guimarães, ainda hoje residência da família.

É de assinalar que Fernando Lanhas (1923-2012), ainda que sendo autor de um vasto número de projetos, particularmente vocacionados para programas habitacionais, que reproduzem e contribuíram para consolidar os ideais da Arquitetura Moderna no Porto, apresenta um percurso arquitetónico que tem vindo a ser secundarizado face à projecção alcançada em outras das suas múltiplas atividades (pintor, desenhador, astrónomo, museólogo, …). Mas a doação do seu acervo à Fundação Marques da Silva – em fase de formalização – permitirá que em breve seja possível reunir um conhecimento mais abrangente e fundamentado do seu verdadeiro alcance.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Fernando Lanhas representado na 15ª Bienal de Istambul
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE