Formação Online: Coberturas e Paredes Verdes

Início em 24/08/2020 até 28/09/2020

No âmbito do Plano de Ações da 6.ª Edição do Projeto AQUA Cávado: o rio que nos une, ano 2020, a CIM Cávado em parceria com a Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) promovem no próximo dia 25 de Setembro 2020 a Formação de Coberturas Verdes, como o objetivo de sensibilizar para a importância deste tipo de infraestruturas nas cidades como forma de minimização dos impactes das alterações climáticas, e consequentemente na qualidade de vida das Populações.
A Comunidade Europeia definiu, para 2020 um ambicioso objetivo para as infraestruturas verdes e biodiversidade. O plano conta utilizar, para além dos corredores verdes fundamentais, as coberturas e as paredes verdes como forma de aumentar a área verde em espaços densamente construídos, pelos evidentes e diversos serviços ecossistémicos que trazem para as cidades.
Os serviços ecossistémicos que daí podem advir podem contribuir decisivamente, ou mesmo solucionar, problemas crescentes como: poluição, efeito de ilha de calor, efeito de estufa, picos de precipitação e consequentes inundações, diminuição da biodiversidade, entre outros. Só assim se poderá promover cidades resilientes, que respeitem e promovam as condições de vida dos seus habitantes, e que sejam mais fáceis e económicas de gerir.
Por outro lado a formação procura ser um contributo muito importante para a implementação do Plano de Ação da Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da NUT III Cávado, estratégia promovida pela CIM Cávado em colaboração com os Municípios do Cávado, como apresentação de soluções de implementação de medida de mitigação/adaptação às alterações climáticas nas vulnerabilidades do território identificadas.
A Formação será conduzida pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) e é direcionada ao público em geral, frisando a importância de participação de Técnicos Municipais e alunos universitários.
A formação decorrerá Online, em plataforma a disponibilizar.

Formação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do seguinte link: https://forms.gle/4ZWM9AiHzQWy3f27A

LINKS
ORADORES
  • Eng.º Paulo Palha
  • Arqª Ana Mesquita
  • Doutora Cristina Calheiros
ESPECIFICAÇÕES
  • Eng.º Paulo Palha: Formado em Engenharia Agrónomo (UTAD / Portugal), Paulo Palha sempre trabalhou na área de paisagismo e soluções baseadas na natureza (NBS). CEO da Neoturf (www.neoturf.pt) e fundador da Landlab (www.landlab.pt), possui um enorme portfólio e já desenvolveu, inúmeros projetos de jardins e coberturas verdes, tanto a nível nacional como internacional, tendo coordenado as obras/instalação da grande maioria destes. Foi fundador da Associação Nacional De Coberturas Verdes (ANCV) da qual é o atual presidente da direção. É atualmente vice-presidente do board da Federação Europeia de coberturas verdes (EFB) e representante de Portugal na World Green Infrastructure Network (WGIN). Tem desenvolvido trabalhos de investigação no âmbito das coberturas verdes, soluções com base na natureza (nature based solutions), infraestruturas verdes (green infrastructures) e serviços ecossistémicos (ecosystem services), estando muitos destes trabalhos publicados. É também Climate Reality Leader, pertencendo assim a uma rede global de ativistas comprometidos em divulgar a crise climática e trabalhar em busca de soluções.
  • Arqª Ana Mesquita:
  • Doutora Cristina Calheiros:
PDFS

Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal