Início em 09/11/2019 até 09/11/2019

O Fórum do Futuro 2019 tem como tema ‘Crossings/Travessias’ e apresenta de 3 a 9 de Novembro “um programa de debates e performances que propõe, através de diferentes perspectivas e práticas, problematizar processos de ocupação cultural e territorial ao longo dos séculos e também no nosso tempo”, a partir da efeméride dos “quinhentos anos da primeira viagem de circum-navegação por Fernão de Magalhães”.
O encerramento do Fórum do Futuro assinala-se com a sessão ‘Identidades e Formas’ com Sir David Adjaye, moderada pela arquitecta Graça Correia, na qual falará “sobre a importância da história e identidade de cada lugar na sua prática de arquitectura, recorrentemente ligada a culturas e à diáspora do continente africano”.
Filho de pais ganeses, David Adjaye nasceu na Tânzania numa altura em que vários países africanos saiam do domínio colonial e se edificavam novas identidades no continente. Passou os seus primeiros anos de vida em várias cidades africanas, o que se transformou numa experiência determinante para o seu percurso profissional, encarando a arquitetura como a manifestação física da mudança social, uma forma emancipatória que constrói comunidades. No Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana em Washington, o seu maior projeto até à data, os seis séculos de história estão desde logo representados na forma de coroa do edifício e na sua fachada que homenageiam os trabalhos em ferro dos artesãos afroamericanos, e na sua estrutura interior que constitui uma metáfora formal de superação, emancipação e celebração. Nesta conversa, o arquiteto discutirá os seus processos, motivações e influências, assim como os seus projetos presentes e futuros, que incluem o primeiro Pavilhão de Gana na Bienal de Arte de Veneza deste ano, um novo museu para reunir em África os tesouros pilhados do Benim, e colaborações com vários governos de países africanos.
Tradução Simultânea
- Sir David Adjaye
- Graça Correia
- Tema: Identidades e Formas