Grupo Navarra: Sexta Sustentável

Início em 07/10/2022 até 07/10/2022

Categorias: outros

No âmbito da parceria com o Portal da Construção Sustentável, o Grupo Navarra realizou, no dia 7 de outubro, na sede da empresa, uma Sexta Sustentável, uma iniciativa dedicada a soluções Sustentáveis aplicadas à construção.  

 O evento contou com a presença da Arquiteta Aline Guerreiro, CEO Portal da Construção Sustentável que fez a sessão de abertura do evento e enquadrou o trabalho e a génese do projeto que tem em mãos, que visa essencialmente “ disponibilizar informação atualizada sobre o sector dos edifícios, com enfoque na qualidade da construção, na eficiência energética e na reabilitação; consciencializar a população e as empresas do sector para esta nova realidade, através de ferramentas online e projetos de sensibilização e divulgar produtos e  serviços que respondam a esta realidade”.  

Arminda Cunha, Co-CEO Grupo Navarra, deu as boas-vindas a todos os participantes, contextualizando o Grupo Navarra no setor do alumínio em Portugal, referindo que “comemora 45 anos, de uma história que se escreve sobretudo com o foco na inovação e na sustentabilidade, sendo a eficiência energética e ambiental as linhas orientadoras do trabalho que tem vindo a desenvolver”. 

Por fim, a empresária realçou o contributo do alumínio para uma sociedade mais sustentável “Este é o metal mais abundante da crosta terrestre e o metal não ferroso mais usado à escala industrial. Oferece inúmeras vantagens nos diversos segmentos da indústria e arquitetura dadas as suas características de leveza, durabilidade, baixa pegada de carbono e infinita reciclagem. Acreditamos, por isso, que o nosso metal é um elemento diferenciador para a sustentabilidade das indústrias e do mundo”.  

Neste evento foi possível conhecer, pela apresentação do Engº André Rodrigues, os sistemas de arquitetura, da marca navarra, como as soluções mais adequadas para garantir a eficiência energética dos edifícios.  

O Arquiteto Jaime Silva convidado pelo Grupo Navarra defendeu a construção modular como o futuro da arquitetura sustentável, apresentando como exemplo “A CONCEXEC e um conjunto de parceiros, uniram-se no desenvolvimento de um sistema construtivo modular “inovador” – Unus House – que apresenta na sua constituição materiais “eco-friendly”. Com esta Tecnologia, os edifícios modulares alinham-se fortemente com o conceito de construção sustentável, dado que entram na Economia Circular, garantem a redução de resíduos associado a soluções e materiais sustentáveis, com a possibilidade de separação em fim de vida, sendo ainda possível serem reutilizados em novas construções e reintegrados no novo ciclo de produção como matéria-prima. Por fim, agradeceu ao Grupo Navarra, dizendo: “Neste grupo de parceiros, quem inicia este processo comigo é o Grupo Navarra, que teve a visão e a capacidade entender esta oportunidade. A Navarra foi a chave deste processo, na diferenciação relativamente aos demais sistemas construtivos que existem no mercado e no mundo que tem a ver com a forma como encaixamos e desencaixamos, montamos e desmontamos é esse o segredo da UnusHouse”. Neste evento esteve presente a Saint-Gobain Glass, que é um dos maiores fabricantes de vidro plano, que desenvolve materiais inovadores para construções mais sustentáveis. O Diretor Comercial Francisco Ferreira, apresentou soluções inovadoras de vidro para fachadas e caixilharias, abordando os principais desafios da eficiência energética e da construção sustentável

Por fim os participantes fizeram uma visita à fábrica da navarra, na qual puderam ver, in loco, os processos produtivos.

LINKS
ORADORES
  • Arminda Cunha (Co-CEO Grupo Navarra)
  • Jaime Silva (arquiteto)
  • Aline Guerreiro (arquiteta - CEO Portal da Construção Sustentável)
  • André Rodrigues (Engenheiro)
  • Francisco Ferreira (Diretor Comercial - Saint-Gobain Glass)
ESPECIFICAÇÕES
  • Grupo Navarra: Sexta Sustentável
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.