Habitação Coletiva: Cidade para todos

Início em 08/11/2019 até 08/11/2019

A Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos vai realizar a sua Conferência Anual de Celebração do Mês da Arquitetura, subordinada ao tema “Habitação Coletiva: Cidade para todos”, no próximo dia 8 de novembro, pelas 14:00h no Auditório do Museu da Electricidade, Funchal.

O painel contará ainda com a participação de Helena Roseta, Nuno Brandão da Costa, Ricardo Carvalho e Luís Spranger, sob moderação de Catarina Fernandes.

A entrada é gratuita mas sujeita a Pré-Inscrição no seguinte link: https://tinyurl.com/y4p8osws

“A habitação é um direito constitucional. Incumbe, pois, ao Estado promover as políticas, públicas ou privadas, que a todos garantam uma morada condigna. O problema torna-se, todavia, mais complexo, se atentarmos ao facto de que habitar não é apenas ver garantidas as condições de higiene e privacidade que a Constituição consagra. É muito mais do que isso. Habitar – tal como amar, recordar ou morrer – é um dos verbos que proclamam a nossa presença no mundo. A disciplina que estabelece as regras da sua conjugação é a Arquitetura. Cabe, pois, aos arquitetos, mais do que a quaisquer outros profissionais, saber conjuga-lo, para escrever – se possível sem erros! – o infinito texto da cidade.

O Funchal tem vários bairros e conjuntos habitacionais de iniciativa pública ou cooperativa, desenhados por arquitetos: o Bairro da Nazaré, no Funchal, por Rafael Botelho; ou o Bairro Económico dos Pescadores, em Câmara de Lobos, por Rui Goes Ferreira, são dois bons exemplos de como a arquitetura pode fundar um lugar, criando um sentido de pertença à comunidade que o habita. O contrário disto, infelizmente, também acontece: nos bairros sociais atirados para as periferias da cidade, enterrados nos vales das ribeiras, maquinalmente concebidos por gente que não sabe, não pode ou não quer fazer melhor. É tempo de fazer melhor, de lançar concursos de concepção que substituam o desenho analfabeto pelo desenho de qualidade, baixando os custos de construção e dando atenção à vida de quem vai Habitar, no pleno sentido da palavra.

É para debater a cidade e as políticas de habitação coletiva que a vão conformando que a Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitetos promove, no próximo dia 8 de novembro, no âmbito das comemorações do dia da arquitetura, a conferência que tem por título “Habitação Coletiva: Cidade para todos”, que contará com a presença de um conjunto de especialistas de variadas proveniências.”

ORADORES
  • Helena Roseta
  • Nuno Brandão da Costa
  • Ricardo Carvalho
  • Luís Spranger
  • Moderação:
  • Catarina Fernandes
ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência: Habitação Coletiva: Cidade para todos
  • Tema: O Bairro dos Pescadores de Rui Goes Ferreira
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas  

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total