HESTNES FERREIRA – Forma | Matéria | Luz: “Encontros com”

Início em 25/02/2023 até 03/06/2023

Encontros com é o título que agrupa genericamente um conjunto de cinco sessões pensadas no contexto da exposição HESTNES FERREIRA – Forma | Matéria | Luz. E se nela os curadores Alexandra Saraiva, Patrícia Bento d´Almeida e Paulo Tormenta Pinto, nos propõem uma leitura da obra de  Raúl Hestnes Ferreira a partir do seu processo de trabalho, entre o projeto e a experiência do construído, as ações agora programadas têm como objetivo aprofundar e colocar em discussão outros olhares, outras possíveis perspetivas de análise do extenso e invulgar campo de trabalho deste arquiteto.

Estas sessões, moderadas por Alexandra Saraiva, iniciam-se às 15h30 e são de acesso gratuito, apenas limitadas à lotação do espaço.
#01
25.02 | ANA TOSTÕES

 

A primeira convidada deste ciclo foi Ana Tostões, arquiteta, investigadora, curadora e professora catedrática, autora (entre muitas outras publicações) do livro Idade Maior, Cultura e Tecnologia na Arquitectura Moderna Portuguesa (FAUP, 2015) que, no próximo sábado, dia 25, às 15:30, na Fundação Marques da Silva, fez uma breve introdução à figura de Raúl Hestnes Ferreira, seguida de uma visita guiada à exposição. (sobre Ana Tostões)

Ver álbum fotográfico e síntese da sessão: aqui

 

#02
25.03 | LUÍS URBANO

 

Em 2013, no âmbito do projeto de investigação Ruptura Silenciosa, pensado e coordenado por Luís Urbano, Manuel Graça Dias realizou A Encomenda, uma curta-metragem rodada em torno de uma das mais acarinhadas e reconhecidas obras de Raúl Hestnes Ferreira, a Casa de Albarraque. Nesta pequena ficção, pontuada de humor e de poesia, através da interação entre o arquiteto e um peculiar carteiro, fica-se a conhecer e a entender esta casa onde ecoa um tempo escandinavo e a medida de uma vida, a de José Gomes Ferreira, seu pai. No decurso das filmagens, Manuel Graça Dias e Luís Urbano entrevistaram Raúl Hestnes Ferreira, um registo que é possível rever na exposição e onde, para além de desvendar o processo de construção da Casa de Albarraque, Hestnes Ferreira partilha, em discurso direto, as suas memórias sobre o que foi o seu percurso, da formação à experiência profissional, passando pelas viagens que marcaram a sua vida.

Esta segunda sessão de Encontros com tem Luís Urbano como convidado e a revisitação destes momentos como ponto de partida. Mas passaram-se 10 anos e o balanço a fazer ganhou seguramente novos sentidos. Como em todas as sessões deste ciclo, a moderação está a cargo de Alexandra Saraiva, curadora principal da exposição HESTNES FERREIRA – FORMA | MATÉRIA | LUZ. A entrada é livre, apenas condicionada à lotação do espaço. Começa às 15h30.
(sobre Luís Urbano)

 

#03
22.04 | BERNARDO MIRANDA

 

O primeiro projeto de Raúl Hestnes Ferreira para o ISCTE data de 1976. Foi-lhe então pedido o que viria a ser o edifício ISCTE I, em 1976. Seguir-se-ia um Pavilhão Esplanada, a Ala Autónoma, o Centro de Formação INDEG e o novo edifício para o ISCTE II, já construído em novo milénio. A diversidade tipológica, a escala em questão, a continuidade da relação estabelecida entre arquiteto e um mesmo cliente, atribuem um significado particular a estes trabalhos no conjunto da obra de Hestnes Ferreira. Bernardo Miranda, atual Vice-Reitor do ISCTE para a área do património, foi colaborador deste arquiteto entre 1990 e 1996, tendo então participado e acompanhado o desenvolvimento de alguns destes projetos. Será ele o terceiro convidado deste ciclo de Encontros com.

Alexandra Saraiva volta a assegurar a moderação de mais esta sessão que, inevitavelmente, passará por uma partilha da vivência do atelier, mas também pelo que significa “habitar” – agora – estes espaços. (sobre Bernardo Miranda)

 

#04
13.05 | ALEXANDRE ALVES COSTA

 

Entre 1952 e 1957, Raúl Hestnes Ferreira frequenta a Escola de Belas Artes do Porto. Durante este período passa, entre outras, pelas aulas de Carlos Ramos, Fernando Távora e José Carlos Loureiro, e convive com outros estudantes, caso de José Forjaz, Alcino Soutinho, João Charters de Almeida, Rui Leal e Alexandre Alves Costa. As afinidades eram distintas e tanto se foram construindo no campo disciplinar, como também abrangiam esferas da militância política ou da vida privada. Entre momentos de maior ou menos proximidade os seus percursos vão-se cruzando ao longo da vida. Com Alexandre Alves Costa partilha memórias de infância e juventude, a frequência do curso e, mais tarde, a experiência da docência na Universidade de Coimbra. Histórias de vida que nos serão contadas na primeira pessoa, naquele que será o quarto momento do ciclo Encontros com.
Caberá a Alexandra Saraiva moderar esta conversa, onde também se falará do projeto para a Agência da Caixa Geral de Depósitos que Raúl Hestnes Ferreira projetou para o Município de Avis, projeto esse que recebeu o Prémio da Associação dos Arquitetos Portugueses em 1993. (sobre Alexandre Alves Costa)

#05
03.06 | LUÍS PAVÃO

 

Luís Pavão começou por se formar em Engenharia Electrónica, mas a fotografia cedo se impôs na sua linha de vida. Tornou-se fotógrafo freelancer ainda no final da década de 70, elegendo como alvo de interesse privilegiado o ramo da fotografia de arquitetura e da fotografia etnográfica. Cedo se cruzou também com Raúl Hestnes Ferreira tornando-se, talvez, o mais fiel fotógrafo da sua obra ao longo do tempo. E são vários os registos de sua autoria que se podem encontrar ao longo do percurso expositivo que nos é proposto em HESTNES FERREIRA – FORMA | MATÉRIA | LUZ.
O ciclo Encontros com conclui-se assim com o testemunho de quem, através da objetiva de uma câmara, nos devolveu uma interpretação muito própria das obras que lhe foi possível acompanhar, observar e registar. A sessão conta com a moderação de Alexandra Saraiva. (sobre Luís Pavão)

LINKS
ORADORES
  • Ana Tostões
  • Luís Urbano
  • Bernardo Miranda
  • Alexandre Alves Costa
  • Luís Pavão
  • MODERAÇÃO
  • Alexandra Saraiva
ESPECIFICAÇÕES
  • EVENTO: Encontros com
  • LOCAL: Fundação Marques da Silva
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»