In Conflict – Debates

Início em 14/03/2021 até 19/09/2021

Categorias: Conferências

In Conflict

, o título da curadoria portuguesa na Biennale Architettura 2021, dá a conhecer o calendário do seu ciclo debates: são nove eventos que irão acontecer entre março e setembro de 2021.

Os três primeiros debates serão em formato online, aos domingos, separados quinzenalmente.

1º DEBATE: DEBATING LISBON’S FUTURE HOUSING STRATEGY

 A Habitação é um dos pilares definidores das sociedades democráticas.
A soma dos OE para a habitação 2019 e 2020 foi €230 M. A este valor de referência serão acrescidos €1633 M em 2021-2026, através do subsídio europeu PRR.
Apesar das recentes estratégias propostas na Nova Geração de Políticas de Habitação, pouco debate a nível municipal tem abrangido a sociedade civil ou os agentes de transformação do território.
Após 4 semanas de discussão pública online, convidamos o vereador do urbanismo da CML Ricardo Veludo, a arquitecta Inês Lobo, a deputada e arquitecta Filipa Roseta e o geógrafo e activista Luís Mendes ao debate sobre propriedade, participação e tipologia para a cidade de Lisboa.
Tomamos a proximidade temporal entre a Bienal de Arquitectura de Veneza e as eleições autárquicas em Portugal, como oportunidade de reivindicar o espaço para o diálogo democrático na construção de cidade e reclamar aos arquitectos o papel de classe politicamente comprometida com a questão How will we live together?

1º Debate

Debating Lisbon’s Housing Strategy

Link de acesso
https://youtu.be/4kp-vG0nMvI

Dia . Hora . Local
14 de março . 18h30 . Online

Organizadores
Gennaro Giacalone, João Romão e Margarida Leão

Participantes
Filipa Roseta (deputada e arquitecta)
Inês Lobo (arquitecta)
Luís Mendes (geógrafo)
Ricardo Veludo (vereador da Câmara Municipal de Lisboa)

2º DEBATE: INSTANT CITY

 O debate procura discutir os assentamentos de emergência para população deslocada a nível global por consequência de guerras ou condições políticas, climáticas e sanitárias. Há actualmente 80 milhões de refugiados, muitos em campos que  incorporam a espacialização da expulsão e exclusão, com condições de higiene e segurança precárias.
Ao mesmo tempo, mil milhões de pessoas vivem em bairros de lata, crescentes geografias da vulnerabilidade social. Enquanto a arquitectura e o planeamento urbano geralmente ficam aquém nas suas respostas, o que  podemos aprender destas cidades instantâneas? O que revelam sobre o papel da arquitectura no dilema humanitário e no nosso mundo instável? Alguns consideram as soluções informais mais eficientes que os esquemas excessivamente planeados; outros reclamam a valorização das soluções DIY dos habitantes desses campos enquanto agentes da produção do espaço. Entretanto, os arquitectos continuam a desenvolver sistemas modulares e de habitação portátil. Que perspectivas se aplicam às povoações migrantes? Questionar como vamos viver juntos exige foco na expressão física do conflito.

 

2º Debate

Instant City

Link acesso
https://youtu.be/2lckZAhc8sQ

Dia . Hora . Local
28 de março . 18h30 . Online

 

Organizadores
Bernardo Amaral & Carlos Machado e Moura

Participantes
Manuel Herz (arquitecto)
Maria Neto (arquitecta)
Michel Agier (antropólogo)

 

3º DEBATE: LINES OF VIOLENCE

Em 1961, Jane Jacobs e Lewis Mumford publicaram quase simultaneamente as suas obras mais influentes. A co-existência das suas visões no debate público iniciou um conflito, ainda por resolver, em Arquitectura e Urbanismo.O conflito torna a urbanização contemporânea mais tangível, desafiando a ordem estabelecida e as suas linhas de violência. Mas analisar o conflito, ou estar em conflito, foca-nos na produção do conflito em si. Leva-nos, a modos dicotómicos de pensar, de mútua definição, racionalidade e sensibilidade. O léxico bélico torna-se inevitável – luta, resistência, emergência, ocupação, resiliência, estratégia, extinção. Tudo se relaciona – saúde, habitação, mobilidade, segregação, economia, política, cultura. As razões são fundamentais à urbanidade, à vida, à democracia e à nossa existência.Será que os sonhos, a esperança e o conhecimento nos guiam quando vivemos em conflito? Ou, é a sua ausência que despoleta o confronto sobre a forma como construímos os lugares em que vivemos?

3º Debate

Lines of Violence

Link acesso
https://youtu.be/ZXLRHBZCHcQ

Dia . Hora . Local
11 de abril . 18h30 . Online

Organizador
Patrícia Robalo

Participantes
Aitor Varea Oro (arquitecto)
Ana Bigotte Vieira (programadora)
Helena Barbosa Amaro (investigadora)
Lígia Nunes (arquitecta)
Nuno Leão (tradutor)
Sandra Lang (construtora de violinos)

 

Os seis outros debates terão lugar em Veneza, no Palazzo Giustinian Lolin, sede do Pavilhão de Portugal, no mês de maio; na Trienal de Arquitectura de Lisboa com sede no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, no mês de junho e no MIRA FORUM, durante o mês de setembro, no Porto.

4º Debate: No State Council

Dia . Hora . Local

Sab. 22 Maio / 17:00 / Palazzo Giustinian Lolin, Veneza

Organizadores
Fernanda Fragateiro & Jorge Carvalho

Participantes
Ângela Ferreira, Gérard Lambert, Paulo Tavares & Rui Mendes

5º debate: Caring Assemblies – Positions on a Space-to-Come

Dia . Hora . Local

Dom. 23 Maio / 17:00 / Palazzo Giustinian Lolin, Veneza

Organizadores
Bartlebooth – Antonio Giráldez Lópes & Pablo Ibáñez Ferrera

Participantes
Cátia Faria, Husos, Isabel Gutiérrez Sánchez & Mariana Pestana

 

6º Debate: Public Housing – No Silver Bullet

Dia . Hora . Local

Qua. 16 Junho / 19:00 / Trienal de Arquitectura de Lisboa – Palácio Sinel de Cordes

Organizadores
Samuel de Brito Gonçalves

Participantes
Álvaro Domingues, Helena Roseta, Joana Couceiro & Sónia Alves

7º Debate: Domestic Matters

Dia . Hora . Local
Qui. 17 Junho / 19:00 / Trienal de Arquitectura de Lisboa  – Palácio Sinel de Cordes

Organizadores
Anna Puigjaner & Moisés Puente

Participantes
b+ & LaCol

 

8º Debate: Decolonising the City

Dia . Hora . Local

Sab. 18 Setembro / 17:00 / MIRA FORUM, Porto

Organizadores
Ana Jara & Miguel Cardina

Participantes
Dori Nigro, Marta Lança & Paulo Moreira

 

9º Debate: Struggle within Conflict

Dia . Hora . Local
Dom. 19 Setembro / 17:00 / MIRA FORUM, Porto

Organizadores
Francisco Calheiros & Maria Trabulo

Participantes
Ana Naomi de Sousa, José António Pinto & Marina Otero Verzier

 

O papel da arquitectura nas políticas de habitação e de construção de infraestruturas, o desenho de práticas espaciais de cuidados e as questões domésticas contemporâneas, a descolonização das cidades e a arquitectura dos campos de refugiados são alguns dos temas que estarão em cima da mesa nestes nove eventos.

A exposição patente no Palazzo Giustinian Lolin em Veneza, que inaugura a 22 de maio, completa a curadoria portuguesa na 17.a Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2021. Aqui, In Conflict propõe revisitar uma selecção de processos da arquitectura nacional pós 25 de abril pautados por um amplo debate público e pelo envolvimento dos poderes políticos, da imprensa e da sociedade civil.

LINKS
ORADORES
  • 1º Debate
  • Gennaro Giacalone, João Romão e Margarida Leão
  • Filipa Roseta, Inês Lobo, Luís Mendes & Ricardo Veludo
  • 2º Debate
  • Bernardo Amaral & Carlos Machado e Moura
  • Manuel Herz, Maria Neto & Michel Agier
  • 3º Debate
  • Patrícia Robalo
  • Aitor Varea Oro, Ana Bigotte Vieira, Helena Barbosa Amaro, Lígia Nunes, Nuno Leão & Sandra Lang
  • 4º Debate
  • Fernanda Fragateiro & Jorge Carvalho
  • Ângela Ferreira, Gérard Lambert, Paulo Tavares & Rui Mendes
  • 5º Debate
  • Bartlebooth – Antonio Giráldez Lópes & Pablo Ibáñez Ferrera
  • Cátia Faria, Husos, Isabel Gutiérrez Sánchez & Mariana Pestana
  • 6º Debate
  • Samuel de Brito Gonçalves
  • Álvaro Domingues, Helena Roseta, Joana Couceiro & Sónia Alves
  • 7º Debate
  • Anna Puigjaner & Moisés Puente
  • b+ & LaCol
  • 8º Debate
  • Ana Jara & Miguel Cardina
  • Dori Nigro, Marta Lança & Paulo Moreira
  • 9º Debate
  • Francisco Calheiros & Maria Trabulo
  • Ana Naomi de Sousa, José António Pinto & Marina Otero Verzier
ESPECIFICAÇÕES
  • Debates: In Conflict
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE