Início em 14/02/2019 até 25/04/2019

A Câmara Municipal de Portalegre e a Fundação Robinson apresentam, a partir de 14 de Fevereiro e até 26 de Abril, a exposição de arquitetura “Carrilho da Graça: Alentejo”. Estará patente no Espaço Robinson – Núcleo da Igreja de S. Francisco, e tem como base projetos realizados pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça para a região, anteriormente apresentados em espaços museológicos e eventos de referência internacional, como a Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa ou a Europalia em Bruxelas.
____
Em 1995, num dos mais paradigmáticos textos sobre a obra de João Luís Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne escreveu: «É possível descobrir em Carrilho da Graça uma raiz alentejana. As grandes amplitudes da planície da “estremadura” portuguesa, a sua envolvente luminosidade, coloração e o dinamismo que a vibração da sua enorme quietude transmitem, espelham, de algum modo, a sofreguidão de espaço a que os seus projectos aspiram, criam à sua volta ou organizam no seu interior». Passados 23 anos da publicação do texto de Gonçalo Byrne, que apresentava a obra de Carrilho da Graça das décadas de 70 e 80 do século XX e falava da importância do território do Alentejo para a sua formação, surge agora a oportunidade, com a realização desta mostra, de se fazer um novo balanço da relação deste arquitecto com esta região.
Carrilho da Graça faz frequentemente referência à importância determinante das primeiras recordações, e ao facto de, no seu caso, essas memórias o remeterem para o Alentejo. Descreve a região como um espaço ancestral, com um carácter «esquelético» no qual se evidencia a coincidência entre a sua estrutura morfológica e o que sobre ela se foi construindo. Alude à natureza instrumental desta região para a formação de uma teoria do território, que compreende o facto das linhas e pontos notáveis que caracterizam a topografia estarem na base dos percursos e assentamentos humanos e, portanto, da construção das cidades e da sua arquitectura. Não é, de resto, invulgar que se refira a Évora como uma cidade situada no ponto de encontro de três bacias hidrográficas
Tejo, Sado e Guadiana –,ou a Alter do Chão e a Portalegre como fazendo parte do rebordo de um extenso planalto interior modelado em argilas e margas miocénicas – a Meseta Ibérica.
Por esta ocasião, será apresentado o livro “Guia de Arquitectura Carrilho da Graça – Projetos Construídos Portugal”, uma edição A+A com textos de Marta Sequeira e Michel Toussaint e fotografias de Nuno Cera.
O “Guia de Arquitectura Carrilho da Graça – Projetos Construídos Portugal” será oficialmente lançado dois dias antes da exposição de Portalegre, a 12 de fevereiro, pelas 18h30, na sala ribeiro da fonte, ccb – centro cultural de belém, praça do império, em lisboa e contará com a presença do Arquiteto.
A apresentação do livro será feita pela Arquiteto Eduardo Souto de Moura. Em simultâneo, será inaugurada a instalação de vídeo “Estranha Leveza”, de Nuno Cera, resultado do convite feito ao artista à sua participação no livro. A instalação, que ocupará um objeto efémero projetado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, estará patente até ao dia 3 de março de 2019 no Jardim das Oliveiras – CCB.
Digna-se a estar presente Sua Excelência O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Curadoria _ Marta Sequeira • Projeto expositivo _ João Luís Carrilho da Graça, João Cruz • Produção _ Rita Faustino • Design gráfico _ João Cruz • Textos _ Marta Sequeira • Maquetas _ Paulo Barreto • Desenhos _ João Cruz, Hugo Lima • Projeto apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e co-financiado por Fidelidade Seguros • Patrocínio _ Hotel José Régio • Uma produção _ Câmara Municipal de Portalegre e Fundação Robinson
____
Exposição “Carrilho da Graça: Alentejo”
Data da inauguração: 14 de Fevereiro às 17:00
Data de encerramento: 26 de Abril
Local: Espaço Robinson – Núcleo da Igreja de S. Francisco
Morada: Rua D. Iria Gonçalves Pereira 2 A, 7300-298 Portalegre
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira , 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 Entrada livre
____
João Luís Carrilho da Graça, nascido em Portalegre em 1952, arquiteto desde 1977, vive e trabalha em Lisboa.
1992 – prémio da associação internacional dos críticos de arte
1993 – prémio valmor
1994 – prémio secil de arquitectura
1998 – prémio valmor
1999 – prémio FAD
1999 – ordem de mérito da república portuguesa
2004 – prémio bienal internacional da luz – luzboa
2008 – prémio pessoa
2008 – prémio valmor
2010 – prémio piranesi – prix de rome
2010 – prémio valmor
2010 – ordem “des arts et des lettres” chevalier – república francesa
2012 – medalha da “académie d’architecture”, paris
2012 – prémio internacional de arquitectura sacra “frate-sole”
2012 – prémio bienal ibero-americana de arquitectura e urbanismo
2015 – “international fellowship” do royal institute of british architects
2015 – membro honorário da ordem dos arquitectos
2018 – prémio bienal de arquitectura de buenos aires
2018 – prémio “leon battista alberti” do politécnico de milano, campus de mantova 2018 – prémio “ar pa fil” guadalajara, méxico
Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
- João Luís Carrilho da Graça
- Tema: Inauguração da exposição "Carrilho da Graça: Alentejo"