José Porto, o arquiteto que idealizou grande

Início em 08/10/2017 até 08/10/2017

Categorias: outros

A Casa para Manoel de Oliveira, na rua da Vilarinha, projetada por José Porto, em 1939, estará em destaque no próximo dia 9 de outubro, mas a obra deste arquiteto, chegado ao Porto em 1934, conta ainda hoje na cidade com outros projetos representativos. É o caso do Edifício Emporium, de 1947, onde se vem a instalar a mítica "Confeitaria Cunha", no gaveto de Santa Catarina, para José Oliveira & Filhos, cliente para quem, entre outras encomendas, acabará por projetar também o Hotel D. João I, na praça que lhe é homónima.

Suíça, Paris, Norte de Portugal, Angola e Moçambique estabelecem as fronteiras do território percorrido e demonstram a abrangência da sua obra que urge (re)descobrir. 


Numa iniciativa desdobrada em dois momentos, a Fundação Marques da Silva vai celebrar o acolhimento do acervo profissional de José Porto, doado pelo Arquiteto Abílio Mourão. São mais de duas centenas de peças desenhadas, que integram um conjunto de 40 peças oferecidas pelo CIRV-GEPPAV, registos únicos de um arquiteto com um percurso singular que conta com mais de 70 obras identificadas para o Porto, Minho, Moçambique e Angola, que passam a estar disponíveis para consulta e estudo através do Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitetónica desta instituição.

Às 18h00, na Casa-Atelier, na presença da Presidente do Conselho de Administração, Professora Maria de Fátima Marinho, do doador, Arquiteto Abílio Mourão e dos oradores convidados, Dr. Paulo Torres Bento e Arquiteto Sergio Fernandez, será assinado o protocolo de doação do acervo.

Às 21h30, na Casa das Artes, depois das intervenções do Arquiteto André Eduardo Tavares e do Professor Luís Urbano, será projetado o filme de Manoel de Oliveira, "Visita ou Memórias e Confissões". Uma revisitação da casa da rua da Vilarinha, obra projetada por José Porto.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Esta iniciativa, integrada no programa ARQ OUT 2017, conta com o apoio da família de Manoel de Oliveira, da Casa das Artes e da Cinemateca.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: José Porto, o arquiteto que idealizou grande
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?