Lançamento de livro + Exposição | Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira

Início em 06/06/2019 até 06/06/2019

Categorias: exposições

Enquadrado na programação do Visual Spaces of Change no Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019, será lançado no dia 6 de Junho de 2019, às 18h00, na sede da OASRN o livro “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”, contando com a presença de Jorge Figueira, José Maças de Carvalho, Cláudia Costa Santos e Pedro Leão Neto.

A abertura da sessão estará a cargo de Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e a apresentação do livro estará a cargo de Jorge Figueira, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e José Maças de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, orientadores do trabalho de pós-doutoramento que deu origem ao livro de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
O autor irá explicar o enquadramento do livro Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira no projecto Visual Spaces of Change e Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto 2019, abrindo a mesa para uma conversa em torno do tema “Fotografia e Arquitectura”.
Em simultâneo inaugurará uma exposição complementar e homónima.
Sobre o livro e o projecto MFDA-ARP
O livro Um outro olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira é o resultado do trabalho de Pós-Doutoramento de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com orientação de Jorge Figueira, Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e José Maçãs de Carvalho, Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. O livro está organizado em 7 capítulos ou secções principais.
Com este livro pretende-se dar início à primeira publicação do projecto de investigação MFDA-ARP, que teve início em 2015, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), unidade de I&D integrada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sob a coordenação científica do grupo de investigação CCRE1. MFDA-ARP situa-se na área de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e tem como objectivo, entre outros, o de ajudar à internacionalização, divulgação e visibilidade dos espaços, formas, memórias e culturas da Arquitectura Portuguesa, tendo Portugal como território de estudo preferencial. No entanto, não se coloca de parte a possibilidade de incluir no estudo obras localizadas fora do país quando consideradas significativas – nomeadamente em territórios pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ou em antigos territórios portugueses como Macau e Goa – e em qualquer parte do mundo.
Concerne a este estudo a arquitectura situada num período temporal compreendido entre os inícios do século XX – momento em que surgem as primeiras obras que denotam influência do moderno ou modernismo – até ao presente. Interessam-nos edifícios e programas de Arquitectura Portuguesa considerados relevantes no universo da prática e disciplina da arquitectura, não apenas do Moderno, mas também do Pós-Moderno3 que naturalmente inclui a Arquitectura Contemporânea e as suas novas tendências. Interessa-nos uma pós-modernidade que é crítica e não amnésica, isto é, uma pós-modernidade que pode estar ligada ao moderno de diferentes maneiras e em maior ou menor grau.
Galeria
LINKS
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.