FAUP Comunicação

Lançamento do livro ‘Arquitectura: como aprendemos?’ de Ana Sofia Pereira da Silva

Início em 24/03/2022 até 24/03/2022

Categorias: outros

O livro ‘Arquitectura: como aprendemos?, de Ana Sofia Pereira da Silva, docente convidada da FAUP, com edição da NOTE, será apresentado no Auditório Fernando Távora no dia 24 de março, às 18h30, com a presença de Carlos Machado, Filipa Guerreiro, Joaquim Moreno, José Manuel Soares, Maria Manuel Oliveira, Nuno Valentim, Paulo Providência, Sergio Fernandez, João Pedro Xavier, na moderação da sessão, e Bárbara Silva, coordenadora editorial.

O livro reúne vinte testemunhos recolhidos a partir de entrevistas realizadas entre 2018 e 2021: Alexandre Alves Costa, Carlos Machado, Filipa Guerreiro, Gonçalo Byrne, Inês Lobo, Joaquim Moreno, Jorge Figueira, José Manuel Soares, Manuel Aires Mateus, Manuel Mendes, Maria Manuel Oliveira, Nuno Brandão Costa, Nuno Mateus, Nuno Valentim, Paulo Providência, Ricardo Bak Gordon, Ricardo Carvalho, Sergio Fernandez, e Teresa Heitor.

Nas páginas deste livro os leitores encontrarão riquíssimos testemunhos, em primeira pessoa, de personalidades do mundo da Arquitectura que generosamente contaram a sua experiência como alunos, arquitectos e docentes. Aqui encontrarão convicções, intuições e algumas dúvidas relativas à aprendizagem do projecto de Arquitectura, da sua relação com a Teoria, a História, o Desenho e a Construção. Encontrarão também reflexões sobre a construção de método e o desenvolvimento de instrumentos de pensamento próprios do âmbito disciplinar arquitectónico. No entanto, além das convicções estabelecidas, estes discursos deixam também a porta aberta à interrogação: às questões que surgem no presente com urgência de resolução; à indefinição, que sempre acarreta uma perspectiva de futuro; à inquietação perante um mundo em clara transformação. Os olhares atentos e curiosos, bem como as dúvidas e inquietações aqui sentidas, prometem um futuro no qual a discussão sobre o ensino e a aprendizagem da Arquitectura seja profícua, permitindo uma reapreciação das estratégias de ensino em consonância com as necessidades actuais de aprendizagem.

— Ana Sofia Pereira da Silva

SINOPSE
Este livro oferece ao leitor um conjunto de testemunhos de arquitectos portugueses, sobre o modo como aprenderam e ensinam arquitectura. São o resultado de entrevistas realizadas pela arquitecta Ana Sofia Pereira da Silva que lança, no início de cada conversa, duas perguntas essenciais: “Como aprendeu?”; “Como assiste e instiga a aprendizagem dos outros?”. Perguntas, cujas respostas não pretendem revelar fórmulas milagrosas ou modelos a seguir, mas sim partilhar experiências, intuições, e momentos pessoais que, de algum modo, nos fazem questionar, crescer e continuar a aprender.
Bárbara Silva (editora).

NOTA DA AUTORA:
Se é certo que a aprendizagem de cada estudante se alcança a partir da construção de um caminho que vai sendo alimentado pelos vários encontros (entre pares, com professores, obras, espaços, autores, entre outros), também um docente segue um caminho de aprendizagem, contaminado pelas suas circunstâncias internas e externas e pelos encontros que vão condicionando a sua caminhada. Afinal, um docente é também um ser em formação. Os testemunhos aqui reunidos expressam o motor de aprendizagem contínua que os docentes encontram no contacto com os discentes. Este confronto é consensualmente relatado como estimulante e fonte de um benéfico desassossego. Esta inquietação surge também pela limitação que cada docente sente na sua acção, pois este posiciona-se perante o estudante como facilitador ou cúmplice, tentando evitar a tentação que sofre quem é também fazedor.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

LINKS
ORADORES
  • Carlos Machado
  • Filipa Guerreiro
  • Joaquim Moreno
  • José Manuel Soares
  • Maria Manuel Oliveira
  • Nuno Valentim
  • Paulo Providência,
  • Sergio Fernandez
  • Bárbara Silva
  • MODERAÇÃO
  • João Pedro Xavier
ESPECIFICAÇÕES
  • Lançamento do livro : Arquitectura: como aprendemos?
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.