FAUP Comunicação

Lançamento do livro ‘Fernando Távora em Aveiro’ de Domingos Tavares

Início em 05/06/2022 até 05/06/2022

Categorias: outros

No dia 5 de junho, às 17h30, decorre no espaço autores da Feira do Livro de Aveiro o lançamento do livro ‘Fernando Távora em Aveiro’, de Domingos Tavares, que explora o e

Coeditado pela Dafne Editora e pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, este livro apresenta a concepção do edifício na história urbana de Aveiro e, ao expor as convicções e ideias subjacentes ao pensamento de Fernando Távora (1923-2005), tira partido da sua «lição das constantes» para inscrever o trabalho do arquitecto na transformação permanente da cidade e da sua história.

O plano urbanístico de Robert Auzelle (1913-1983) e os anos de 1960 enquadram uma história que se desdobra no sentido cívico do edifício, na valorização do artesão e das qualidades da construção, da memória como instrumento do desenho do espaço urbano.

Sinopse

Sobranceiro à pequena colina que marca o núcleo histórico de Aveiro, o edifício municipal concebido pelo arquitecto Fernando Távora é uma demonstração construída da sua «lição das constantes». Em 1963, Távora tomou em mãos a concretização dos pressupostos do plano de urbanização desenvolvido por Robert Auzelle. Ao reformular a imagem urbana através de novos sinais de monumentalidade, a passagem do plano ao projecto evidenciou o confronto entre a malha histórica e um núcleo moderno de comércio e serviços na margem sul do Canal do Côjo. A torre com noventa metros de altura, que não foi construída, era uma afirmação de modernidade vertical na paisagem horizontal da região. Para o edifício que acolheu a biblioteca, Távora reservou um papel simbólico, abrindo transparências ao vento nordeste que corre sobre as águas das salinas do Vouga, incorporando a sua forma na longa vida do burgo aveirense.

Domingos Tavares (Ovar, 1939) é arquitecto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde ensinou desde 1985 a disciplina que deu origem às Sebentas de História da Arquitectura Moderna, publicadas pela Dafne Editora entre 2003 e 2014. É autor de um extenso conjunto de livros como Da Rua Formosa à Firmeza (FAUP, 1985), Francisco Farinhas: Realismo Moderno (Dafne, 2007) e André Soares, Arquitecto tardobarroco (Dafne, 2020).

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projecto UIDB/00145/2020.

Mais informações em www.dafne.pt

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Lançamento do livro : 'Fernando Távora em Aveiro'
  • Autor: Domingos Tavares
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?