Lançamento do livro "Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos Portugal"

Início em 22/02/2018 até 18/05/2018

Categorias: outros

O livro "Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos Portugal", em edição bilingue, que reúne os projetos do arquiteto de norte a sul do país, vai ser lançado dia 22 de Fevereiro, às 18H30, na Galeria da Fundação Millennium, em Lisboa, pela A+A Books.


A obra, em português e inglês, será lançada com a presença do arquiteto Eduardo Souto de Moura, ao mesmo tempo que será inaugurada uma exposição de fotografia de Nuno Cera, com as imagens do livro. A mostra, intitulada "Poesia Mineral – Eduardo Souto de Moura por Nuno Cera", completa o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa e ficará patente na Galeria Millennium até 19 de maio.


O livro, que terá apresentação pela arquiteta Marta Sequeira, autora do texto, permite uma viagem pela obra construída de Eduardo Souto de Moura, apresentando em pequenas fichas de obra o trabalho do arquiteto, um dos nomes mais destacados da arquitetura portuguesa, através do olhar do artista plástico Nuno Cera, convidado a fotografar todas as obras, e inclui ainda fotografias e desenhos de arquivo.


Os textos de Marta Sequeira são baseados na bibliografia geral sobre Eduardo Souto de Moura, nos seus escritos – alguns dos quais inéditos -, entrevistas, declarações, conferências, bem como nos documentos produzidos no seu ateliê.

Sobre Eduardo Souto de Moura
Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 – considerado o Prémio Nobel da arquitetura -, assinou, entre outros projetos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Em 2016 foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), que decorreu em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países", e recebeu em 2017 o Piranesi Prix de Rome 2017, um prémio de carreira atribuído pela Academia Adrianea de Arquitetura e Arqueologia Onlus, em Roma.

Em janeiro de 2018, o Vaticano anunciou que o arquiteto Eduardo Souto de Moura será um dos dez convidados para a conceção do primeiro pavilhão do Vaticano, na Bienal de Arquitetura de Veneza, que decorre de 26 de maio a 25 de novembro, com a criação de uma de dez capelas projetadas por arquitetos de diversas partes do mundo.
ORADORES
  • Eduardo Souto de Moura
  • Nuno Cera
  • Marta Sequeira
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Lançamento do livro "Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos Portugal"
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE