Lançamento do Livro "Matéria-Prima: Um Olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza" de André Tavares

Início em 12/12/2017 até 12/12/2017

Categorias: outros

Lançamento do livro “Matéria Prima”, do arquivo Siza Vieira com a presença de Álvaro Siza e André Tavares

Este livro (o sétimo da série "da Coleção”) evidencia o largo espectro do Arquivo de Álvaro Siza recentemente integrado na Coleção de Serralves. 

O uso incessante do desenho, do esquisso e da representação técnica para prefigurar as formas e os espaços, num processo de aproximação sucessiva ao resultado ambicionado, é uma marca distintiva da prática de Siza. Mas este Arquivo é mais do que desenhos ou plantas de edifícios. 

Tomando-o como matéria-prima, André Tavares revela como a correspondência com clientes, os registos fotográficos de lugares expectantes pelas obras, os pareceres dos diferentes atores intervenientes nos processos de construção, os autos de reuniões e os relatos das tensões nos estaleiros registam episódios que, embora invisíveis na obra construída, de algum modo a esclarecem.

Em junho de 2016 Serralves apresentou a exposição “Matéria-prima: Um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza”, que apresentou plantas, esquissos, correspondência e fotografias do arquiteto e que permitiu entender o processo de conceção da sua genial prática arquitetónica. 

Foi a primeira exposição construída a partir do depósito na Fundação de Serralves de 40 projetos do arquivo de Álvaro Siza, integrado numa colaboração entre Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, Canadá.

O comissário dessa exposição, o também arquiteto André Tavares, apresenta agora um livro com o mesmo nome da exposição: “Matéria-prima: Um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza”. 

Esta obra evidencia o largo espectro do Arquivo de Álvaro Siza recentemente integrado na Coleção de Serralves. O uso incessante do desenho, do esquisso e da representação técnica para prefigurar formas e espaços é uma marca distintiva da prática de Siza. Mas este Arquivo é mais do que um conjunto de desenhos ou plantas de edifícios. Tomando-o como matéria-prima, André Tavares revela como a correspondência com clientes, os registos fotográficos de lugares expectantes pelas obras, os pareceres dos diferentes atores intervenientes nos processos de construção, os autos de reuniões e os relatos das tensões nos estaleiros registam episódios que, embora invisíveis na obra construída, ajudam a percebê-la melhor.

LOCAL
Auditório de Serralves

HORÁRIO
18h30 – 19h30

DIA
12 DEZ 2017

Sobre André Tavares

André Tavares (Porto, 1976) é arquiteto. Desde 2006, coordena a Dafne Editora, explorando a edição como uma forma de cultura e prática arquitetónica. Foi diretor do Jornal Arquitectos entre 2013 e 2015 e curador-geral, com Diogo Seixas Lopes (1972-2016), da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016, The Form of Form. No Museu de Serralves, foi curador das exposições Casa de Serralves: O Cliente como arquitecto (2015) e Matéria-Prima: Um Olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza (2016). É doutorado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde completou em 2009 a sua tese sobre a presença do betão armado nas estratégias de projeto no início do século XX. Publicou vários livros, incluindo Arquitectura Antituberculose (FAUP-Publicações, 2005), Os fantasmas de Serralves (Dafne, 2007), Novela bufa do ufanismo em concreto (Dafne, 2009), Duas obras de Januário Godinho (Dafne, 2012) e L’étoile filante Charles Siclis (éditons B2, 2016). O seu livro anterior, The Anatomy of the Architecutral Books (Lars Müller/Canadian Centre for Architecture, 2016), explora as relações cruzadas entre a história da arquitetura e do livro. Atualmente é pós-doutorando no instituto gta, da ETH de Zurique, investigador na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, e programador de arquitetura na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

LINKS
ORADORES
  • Álvaro Siza
  • André Tavares
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Lançamento do Livro "Matéria-Prima: Um Olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza" de André Tavares
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE