Lançamento do livro Reinvenção da Cidade – Interação, Equidade, Planeta do Arquiteto e Urbanista Sérgio Magalhães

Início em 02/06/2022 até 02/06/2022

Categorias: outros
O lançamento do livro Reinvenção da Cidade – Interação, Equidade, Planeta, do Arquiteto e Urbanista Sérgio Magalhães, irá decorrer no dia 2 de junho, às 18h, no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

A iniciativa será uma boa oportunidade para debater as Cidade que temos e as Cidades que queremos, pano de fundo reflexivo da obra de Sérgio Magalhães, que tem o mérito de discutir “alguns dos principais desafios dos espaços urbanos brasileiros na busca de cidades menos predatórias e desiguais, e mais democráticas, inclusivas e sustentáveis”.

O livro é inovador pois avança com a tese do “co-protagonismo das cidades como ferramenta de desenvolvimento do país”, por oposição “à hegemonia do debate econômico” que tem vindo a pautar o último período.

O livro de Sérgio Magalhães pretende desta maneira ajudar a colocar na agenda política e na opinião pública “a compreensão de que não haverá desenvolvimento do país sem a qualificação das cidades e sem a universalização dos serviços públicos urbanos, sendo condições essenciais para um futuro melhor.” Tem como ponto de partida “os principais desafios dos espaços urbanos brasileiros na busca de cidades menos predatórias e desiguais, e mais democráticas, inclusivas e sustentáveis”, questões igualmente pertinentes de colocar em relação às cidades portuguesas.

Além das questões relacionadas com a inclusão e a relação da Arquitetura e do Urbanismo com a própria democracia, Sérgio Magalhães presta ainda especial atenção às questões da sustentabilidade ambiental, nomeadamente “a relação indissociável entre a vida humana, a natureza e as condições climáticas”.

O livro termina com a publicação da “Carta do Rio”, documento que resulta da reflexão promovida o ano passado, ao longo do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos, que teve o Rio de Janeiro como cidade anfitriã.

Sérgio Magalhães é arquiteto, doutor em Urbanismo, professor no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo PROURB-FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB, 2012-2017, e do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos, UIA 2021 RIO.
Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, 1993-2000, sendo responsável pela conceção da Política Habitacional da cidade, que inclui o Favela-Bairro, programa implementado em 155 favelas do Rio de Janeiro.
Autor de projetos que receberam premiações nacionais e internacionais, incluindo cinco prêmios anuais de projeto concedidos pelo IAB, o Prémio América de Arquitectura e o prémio espanhol FAD 2012 em reconhecimento ao Favela-Bairro.
ORADORES
  • Gonçalo Byrne
ESPECIFICAÇÕES
  • Lançamento do livro: Reinvenção da Cidade - Interação, Equidade, Planeta
  • Autor: Arquiteto e Urbanista Sérgio Magalhães
  • Apresentação: Gonçalo Byrne
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.