Lançamento do livro ‘Uma vida de arquitecto’ de Giorgio Grassi

Início em 25/03/2022 até 25/03/2022

Categorias: outros

O lançamento do livro ‘Uma vida de arquitecto’ de Giorgio Grassi traduzido por José Miguel Rodrigues vai decorrer no dia 25 de março, às 22h00, na Fundação Marques da Silva, com a presença dos autores e intervenções de Fátima Vieira, Luca Ortelli e Nuno Brandão Costa.

“Este livro resulta da passagem a escrito da lição proferida por Giorgio Grassi no ciclo “Contai, homens, a vossa história” (Marco Biraghi, 2006). Uma Vida de Arquitecto foi o título escolhido por Grassi para intitular esta crónica que relata o ponto de vista pessoal do autor sobre o seu percurso e o seu tempo que é, afinal, também o nosso. Renitente, ao início, com a sua escrita, como Grassi admite desde logo no Preâmbulo, o ensaio, agora publicado, impressiona enquanto retrato realista do ofício de viver de um arquitecto cujo único compromisso é para com a arquitectura enquanto ofício inteiro e íntegro, como os Antigos Mestres. Tal como Siza em Sobre a in/disciplina, o ponto de partida de Grassi para a sua história pessoal é uma metáfora desportiva que encontra no jogo − enquanto actividade, ao mesmo tempo individual e colectiva − o pano de fundo que dá a ver a sua atitude face à disputa que a arquitectura sempre encerra. O volume que agora chega até nós em português tem três partes distintas, mas complementares, que o autor torna, em conjunto, indissociáveis: um ensaio escrito, os projectos(construídos, ou não) e o álbum dos amigos. Que a escrita e os projectos de Grassi eram inseparáveis enquanto dados da sua obra, já o tínhamos notado em ocasião anterior. A novidade reside aqui nos amigos a quem Grassi atribui, no livro, um papel particular.”

— José Miguel Rodrigues

‘Uma vida de arquitecto’ constitui o 5.º volume da coleção Giorgio Grassi, opera omnia sic, um projeto editorial conjuntamente desenvolvido pela Fundação Marques da Silva e as Edições Afrontamento com o objetivo de apresentar a totalidade da obra escrita deste autor em português. Cientificamente coordenada por José Miguel Rodrigues, que assina a autoria da tradução, notas e respetivos prefácios, a coleção tem já dois titulos publicados: Leon Battista Alberti e a arquitectura romana (2015) e Escritos Escolhidos (2018). A edição original deste novo livro, Una Vita da Architetto, foi originalmente publicada em 2008 pela Franco Angelli.

LINKS
ORADORES
  • Fátima Vieira
  • Luca Ortelli
  • Nuno Brandão Costa
ESPECIFICAÇÕES
  • Lançamento do livro: 'Uma vida de arquitecto' de Giorgio Grassi
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?