Início em 30/11/2019 até 30/11/2019

O livro e a exposição «Porto Brutalista» serão apresentados na Circo de Ideias no próximo dia 30 de Novembro, sábado, às 22:00, com a presença de Tiago Lopes Dias, Pedro Treno, Francisco Ascensão, Luca Bosco, Magda Seifert e Pedro Baía.
O livro «Porto Brutalista», publicado pela Circo de Ideias, com edição de Pedro Baía e Magda Seifert, apresenta uma selecção de 20 obras localizadas no Porto, Gaia e Matosinhos, numa procura de ensaiar novas possibilidades de interpretação de uma arquitectura produzida com afinidades construtivas e materiais associadas ao Brutalismo.
O projecto editorial e de investigação permitiu desenvolver diferentes níveis de aproximação crítica ao objecto de estudo. Álvaro Siza conversou sobre o tema do Brutalismo e sobre algumas questões que se levantaram no decorrer do projecto. Ben Highmore visitou algumas das obras seleccionadas no Porto e escreveu um ensaio a partir de uma perspectiva cultural. Tiago Lopes Dias e Alexandra Areia escreveram ensaios a partir das 10 obras seleccionadas em cada século. Pedro Treno concentrou-se em cada uma das 20 obras e escreveu pequenos textos de enquadramento crítico. Francisco Ascensão e Luca Bosco ensaiaram uma reportagem fotográfica das 20 obras, segundo uma sensibilidade decorrente da linguagem Brutalista.
O projecto teve o apoio da Câmara Municipal do Porto no âmbito do programa de apoio à criação artística Criatório 2018.
- Tema: Porto Brutalista