Laurent Stalder . O que Acontece à Arquitetura

Início em 07/05/2018 até 07/05/2018

Categorias: Conferências

As Conferências da Garagem pretendem apresentar várias vozes através das quais os arquitetos estão hoje a redefinir o seu papel na sociedade, práticas com a coragem necessária para investigar e explorar áreas menos óbvias da arquitetura e para encontrar formas adequadas de construção do nosso mundo.

Os arquitetos são otimistas. E a história da arquitetura moderna também pode ser resumida pela incessante procura do «novo».

O que acontece quando o «novo», após a passagem do tempo, se torna obsoleto?

O que acontece à arquitetura quando a obra se desintegra, é destruída, abandonada ou, simplesmente, deixa de cumprir as suas premissas?

Se fosse necessário resumir a história da modernidade (até a um passado recente) num único título, um dos conceitos cruciais que teria de ser referido seria a incessante procura do «novo»: novos modos de viver, novas formas de construir, novos materiais, novos métodos de construção, novos processos de design, novos desafios construtivos, novos protagonistas e, até, novos seres humanos. Mas o que poderia significar a avaliação da passagem do velho para o novo, do moderno para o pós-moderno, das vanguardas para as neovanguardas, considerando-os não apenas figuras retóricas, mas verdadeiros fenómenos físicos? O que poderia significar não representar o «novo» enquanto postulado, mas estudá-lo precisamente no momento exato em que se torna obsoleto: quando os materiais falham, a infraestrutura deixa de funcionar, e a construção não cumpre os requisitos pretendidos? Por outras palavras, qual seria o resultado de um estudo da arquitetura moderna não apenas em termos das suas inovações, mas debruçando-se também sobre o que ocorre com as inovações à medida que o tempo passa? Quais as implicações de prestar uma séria atenção à passagem do tempo e de estudar, igualmente, a arquitetura no ponto em que o edifício e os seus utilizadores deixam de seguir o programa inscrito na sua arquitetura, o ponto no qual a arquitetura se desintegra, é destruída, abandonada ou, simplesmente, deixa de cumprir as suas premissas?

Esta conferência vai se realizar no dia 8 de Maio de 2018 às 19:00 na Sala Sophia de Mello Breyner

Laurent Stalder é professor e investigator no Institut gta e na ETH Zurique. O seu trabalho incide nos pontos de interseção entre a arquitetura e a tecnologia na história e na teoria desde o século XIX até aos dias de hoje. Das suas publicações mais recentes, destacam-se Hermann Muthesius: Das Landhaus als kulturgeschichtlicher Entwurf (2008), Valerio Olgiati (2009), Der Schwellenatlas (2009) e God & Co. François Dallegret: Beyond the Bubble (2011). É membro do Conselho de Administração do Swiss Architecture Museum e da Werner Oechslin Library Foundation, e membro do Conselho Científico do Jaap Bakema Center em Roterdão e do LIAT da ENSA-Paris-Malaquais. Em 2015, foi distinguido com o prémio Golden Owl pelo seu trabalho como professor do Departamento de Arquitetura da ETH Zurique.
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Laurent Stalder . O que Acontece à Arquitetura
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.

Webinars Leca®

Inscreva-se!