Início em 27/04/2017 até 27/04/2017

Monique Eleb, psicóloga e socióloga, Professora na École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Malaquais, onde dirige o Laboratório de Arquitectura, Cultura e Sociedade – Séculos XIX-XXI, vai apresentar na FAUP a aula-conferência ‘Des lieux pour la cohabitation’.
A sessão vai decorrer a 28 de Abril (Sexta-feira), a partir das 14h30, na Sala Plana, FAUP.
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).
‘Des lieux pour la cohabitation’
A coabitação não é uma ideia nova, mas actualmente vemos aparecer certas propostas espaciais específicas que a propõem a habitantes de edifícios experimentais ou de avant-garde. Como é que pessoas de diferentes gerações se adaptam a estas propostas? Que modos de vida inventam? Quais são os valores que partilham entre si? Tudo isto implica imaginar soluções espaciais onde a intimidade seja protegida e os lugares de encontro sejam bem pensados para viver «em conjunto mas separadamente», e inúmeras experiências emergem na Europa.
Monique Eleb
Monique Eleb
Monique Eleb (Casablanca, 1945) é psicóloga, doutorada em sociologia, habilitada para coordenar investigação académica (HDR) e autora de diversas publicações dedicadas à sociologia do habitat e à evolução dos modos de vida, à história da habitação e à análise da concepção arquitectónica contemporânea. Actualmente é membro do laboratório de investigação francês ‘Architecture Culture et Société, XIXe-XXIe siècle’ da ‘École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris – Malaquais’ que criou e dirigiu desde 1990.
Esta Aula-Conferência é organizada pelo projecto de investigação Mapa da Habitação (PTDC/CPC-HAT/1688/2014)
https://sigarra.up.pt/faup/en/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=36477
- Monique Eleb
- Tema: Des lieux pour la cohabitation