Início em 14/05/2017 até 31/05/2017

“Let’s Get Physical” é o tema da 5ª edição do Arquiteturas Film Festival, que regressa a Lisboa de 11 a 15 de Outubro. Até dia 1 de Junho estão abertas as candidaturas ao open call internacional, através do qual serão seleccionados filmes de cineastas, artistas e outros criadores portugueses ou estrangeiros para integrarem a competição e o cartaz da edição de 2017 do festival. Os filmes seleccionados serão revelados a 1 de Julho.
À semelhança dos anos anteriores, o programa desta edição promete descoberta, reflexão e criação contemporânea, num cruzamento entre arquitectura e cinema que garante ao público um cartaz de filmes ímpar, sublinha a organização do evento, o laboratório DYMA – Do you mean architecture.
Este ano, os filmes seleccionados através do open call competem em quatro categorias distintas, que serão avaliadas e premiadas por um júri formado por peritos convidados, às quais acresce um prémio atribuído por votação directa do público.
“O Arquiteturas parte da arquitectura, mas como festival de cinema dedica-se à intersecção de disciplinas e práticas de criação artística, baseadas na imagem em movimento. O que resulta na apresentação de um cartaz e programa singulares, com filmes que nos proporcionam visões ricas e transdisciplinares do contexto contemporâneo”, sublinha Sofia Mourato, directora e fundadora do Arquiteturas Film Festival.
Para a edição de 2017, o Arquiteturas procura curtas e longas metragens, documentais, experimentais, de animação e ficção, que reflictam sobre o tema “Let’s Get Physical” que vai explorar a noção do papel do arquitecto contemporâneo na sociedade, bem como a metamorfose da profissão.
Segundo explica a organização, “a profissão e a figura do arquitecto foram retratadas no cinema desde os seus primórdios, sendo em 1904 o exemplo mais antigo de um arquitecto como personagem principal de um filme. Tanto na ficção como na realidade a metamorfose da imagem que temos do arquitecto mudou ao longo da história”.
“Um homem hábil com um amplo conhecimento e vários talentos – o homem de Vitruvius – o arquitecto contemporâneo é também curador, designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, activista, assistente social, consultor, etc. Este desenvolvimento está a afastar o arquitecto da origem da palavra arquitectura ou está a encaminhar a profissão para um futuro desconhecido?”
O Arquiteturas Film Festival integra quatro categorias de competição e atribuirá cinco prémios, são estes: Prémio para Melhor Filme Internacional, Prémio Melhor Filme Português, Prémio Novo Talento, para portugueses ou estrangeiros em estreia no festival, Prémio para Melhor Filme Experimental, para trabalhos que explorem novas abordagens à imagem em movimento ou contribuam para ampliar a linguagem cinematográfica, e Prémio do Público atribuído pela audiência ao melhor filme em ambas as competições nacional e internacional.
As categorias e prémios para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Português destinam-se a ambos os formatos – curtas metragens até 49 minutos e filmes com uma duração superior a 50 minutos. Apenas os filmes concluídos após o dia 1 de Janeiro de 2015 serão admitidos em competição, contudo no festival podem ser exibidos filmes fora da competição que tenham sido concluídos antes desta data.
- Tema: Let’s Get Physical