Let’s Get Physical

Início em 14/05/2017 até 31/05/2017

Categorias: outros

“Let’s Get Physical” é o tema da 5ª edição do Arquiteturas Film Festival, que regressa a Lisboa de 11 a 15 de Outubro. Até dia 1 de Junho estão abertas as candidaturas ao open call  internacional, através do qual serão seleccionados filmes de cineastas, artistas e outros criadores portugueses ou estrangeiros para integrarem a competição e o cartaz da edição de 2017 do festival. Os filmes seleccionados serão revelados a 1 de Julho.

À semelhança dos anos anteriores, o programa desta edição promete descoberta, reflexão e criação contemporânea, num cruzamento entre arquitectura e cinema que garante ao público um cartaz de filmes ímpar, sublinha a organização do evento, o laboratório DYMA – Do you mean architecture.

Este ano, os filmes seleccionados através do open call competem em quatro categorias distintas, que serão avaliadas e premiadas por um júri formado por peritos convidados, às quais acresce um prémio atribuído por votação directa do público.

“O Arquiteturas parte da arquitectura, mas como festival de cinema dedica-se à intersecção de disciplinas e práticas de criação artística, baseadas na imagem em movimento. O que resulta na apresentação de um cartaz e programa singulares, com filmes que nos proporcionam visões ricas e transdisciplinares do contexto contemporâneo”, sublinha Sofia Mourato, directora e fundadora do Arquiteturas Film Festival.

Para a edição de 2017, o Arquiteturas procura curtas e longas metragens, documentais, experimentais, de animação e ficção, que reflictam sobre o tema “Let’s Get Physical” que vai explorar a noção do papel do arquitecto contemporâneo na sociedade, bem como a metamorfose da profissão.

Segundo explica a organização, “a profissão e a figura do arquitecto foram retratadas no cinema desde os seus primórdios, sendo em 1904 o exemplo mais antigo de um arquitecto como personagem principal de um filme. Tanto na ficção como na realidade a metamorfose da imagem que temos do arquitecto mudou ao longo da história”.

“Um homem hábil com um amplo conhecimento e vários talentos – o homem de Vitruvius – o arquitecto contemporâneo é também curador, ­­­designer, escritor, realizador, fotógrafo, filósofo, artista, activista, assistente social,  consultor, etc.  Este desenvolvimento está a afastar o arquitecto da origem da palavra arquitectura ou está a encaminhar a profissão para um futuro desconhecido?”

O Arquiteturas Film Festival integra quatro categorias de competição e atribuirá cinco prémios, são estes: Prémio para Melhor Filme Internacional, Prémio Melhor Filme PortuguêsPrémio Novo Talento, para portugueses ou estrangeiros em estreia no festival, Prémio para Melhor Filme Experimental, para trabalhos que explorem novas abordagens à imagem em movimento ou contribuam para ampliar a linguagem cinematográfica, e Prémio do Público atribuído pela audiência ao melhor filme em ambas as competições nacional e internacional.


As categorias e prémios para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Português destinam-se a ambos os formatos – curtas metragens até 49 minutos e filmes com uma duração superior a 50 minutos. Apenas os filmes concluídos após o dia 1 de Janeiro de 2015 serão admitidos em competição, contudo no festival podem ser exibidos filmes fora da competição que tenham sido concluídos antes desta data.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Let’s Get Physical
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»