MAC – Margres Architecture Conference

Início em 07/11/2019 até 07/11/2019

Categorias: Conferências

A arquitetura é uma plataforma onde a cultura, a história e os monumentos de uma cidade se reúnem. Cada cidade tem uma identidade única, um passado rico e um ciclo de vida construído, tal como as suas raízes, o seu crescimento e o impacto que acaba por surtir nos seus habitantes e a quem a visita.
Esta conferência serve o propósito base de aumentar a sensibilidade para a importância de utilizar a arquitetura como uma ferramenta a favor da preservação da edificação.

O percurso estratégico da Margres concedeu o reconhecimento e o prestígio de arquitetos nacionais e internacionais que escolhem os produtos Margres para os seus projetos. A marca cria agora Margres Architecture Conference, uma iniciativa com o objetivo de promover, reunir e potenciar o conhecimento através de diferentes perspetivas e visões sobre como a arquitetura pode ter espaço para crescer e ser desenvolvida. Esta conferência irá abordar simultaneamente o passado, o futuro e os ciclos de vida de grandes centros urbanos, mas também como é que a arquitetura se integra no meio da arte e no seio das grandes cidades. Mas também a sua auto-identidade e como pode ser afetada pela arquitetura.

A Margres Architecture Conference será uma oportunidade única de partilha de saber, sobre a nova era da arquitetura, sobre a academia e os ensaios no largo espectro do design, paisagem e arquitetura. Por este evento passarão figuras incontornáveis da arquitetura internacional, com a partilha de projetos, acutilantes visões sobre construções e debates sobre as mais recentes técnicas, em direção ao entendimento efetivo e global do mundo arquitetónico.

Enrique Sobejano e Carvalho Araújo são os nomes confirmados para este primeiro encontro. A primeira edição reúne um encontro ibérico de dois profissionais que têm rompido barreiras e levado a arquitetura contemporânea pelo mundo.

A Margres Architecture Conference terá lugar já no próximo dia 7 de Novembro, na Alfândega do Porto.

 

PROGRAMA

17H00
CHECK-IN
18H00
ABERTURA DA CONFERÊNCIA
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO CENTRO ARVO PÄRT
Arquiteto Enrique Sobejano
19H00
ENTREGA DO MARGRES ARCHITECTURE AWARD 2019
19H15
ARQUITETURA: ARTE OU TÉCNICA
Arquiteto Carvalho Araújo
20H15
COCKTAIL DINATOIRE E NETWORKING
21H30
ENCERRAMENTO

A conferência é de entrada livre, mas com inscrição obrigatória e limitada à capacidade da sala.

INSCRIÇÃO
http://bit.ly/ea_mac

Data limite de inscrição:
31 de Outubro 2019

Mais informações:
architectureconference@margres.com

 

Sobre

O arquiteto Enrique Sobejano é natural de Madrid. Formado pela Universidade Politécnica de Madrid e pela Universidade de Colombia, em Nova Iorque, é docente da disciplina Príncipios do Design na Universidade Künste Berlin (UdK).
Enquanto arquiteto e docente tem sido frequentemente convidado como orador de vários colóquios e universidades do mundo inteiro. Entre 1986 e 1991 foi co-diretor do jornal Arquitectura, publicado pela ordem oficial dos Arquitetos de Madrid. Juntamente com Fuensanta Nieto é socio fundador do atelier Nieto Sobejano Arquitectos. Em <strong>2010 receberam o Aga Khan Award for Architecture, em 2015 o Alvar Aalto Medal e em 2017 conquistaram a Medalha de Ouro em Belas Artes (Espanha)</strong>. Entre as principais obras contam-se o Madinat al-Zahra Museum, o Museu Moritzburg, o museu San Telmo, O Centro de Congressos de Zaragoza e o Centro de Arte Contemporânea em Córdoba. Atualmente, têm projetos na Alemanha, Espanha, Áustria, Estónia, Marrocos, China, Reino Unido e França.
Nieto e Sobejano são nomes chave na nova vaga da arquitetura espanhola, cujas raízes radicam em Espanha, mas a sua história e cultura é multidisciplinar. As suas obras apresentam uma linguagem e uma compreensão da cultura local e do contexto onde se inserem.

O arquiteto Carvalho Araújo nasceu em Braga, em 1961, cidade onde vive e trabalha. Em 1986 assume a direcção do CECA – Centro de Estudos Carvalho Araújo, que funciona como um laboratório de projecto, testando um novo modo de encarar as questões do desenho industrial. Em 1989, desenvolve um programa base para o sistema de mobiliário de escritório ARPA, que será apresentado em 1990 na Orgatec, em Colónia. Em 1990, conclui a Licenciatura em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, após ter frequentado os quatro primeiros anos na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Em 1996, cria a empresa J. M. Carvalho Araújo, Arquitectura e Design, S.A., onde desenvolve projectos de Arquitectura de escalas e abordagens diversas, e de Design Industrial. Entre 2005 e 2013 conjuga a actividade de docente com a prática, leccionando a cadeira de Projecto da Licenciatura em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade Católica de Viseu. Em 2013 funda o atelier em São Paulo (Brasil). Actualmente assume também a posição de consultor e director criativo em diversas empresas e é assiduamente convidado para participar em exposições, conferências e congressos, recebendo diversas distinções nacionais e internacionais tanto na área da Arquitectura como do Design de Produto, como o Design Plus Award, o Good Design Award, Prémio Sena da Silva e Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

LINKS
ORADORES
  • Enrique Sobejano
  • Carvalho Araújo
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Margres Architecture Conference
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.