Mês da Arquitetura da Maia’19 . Fast Forward

Início em 01/03/2019 até 31/03/2019

Categorias: Exposições

A segunda edição do Mês da Arquitetura da Maia regressa ao Fórum da Maia de 1 a 31 de Março de 2019.


Fast Forward uma exposição com curadoria de Andreia Garcia, estes são os arquitetos e críticos convidados a pensar o futuro da cidade da Maia: 
Ana Aragão, Artéria, Branco Del Rio, Corpo Atelier, fala, Inês Moreira, Joaquim Moreno, Os Espacialistas, Pedro Bandeira, SKREI, SUMMARY, Susana Ventura.

O MAM´19 oferece mais uma vez um programa ambicioso, onde propõe uma antevisão do território a 100 anos com a participação de 8 ateliers de arquitetura emergentes e 4 críticos da arquitetura.

Fast Foward, o tema do MAM´19, inova nesta edição ao ampliar o seu público assistente, sendo agora bilíngue e pretendendo explorar o futuro e temáticas que lhe são indissociáveis como território, paisagem, ambiente, arquitetura, tecnologia, mobilidade e sociedade.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Maia, foi criada pelo Atelier Andreia Garcia Architectural Affairs da arquiteta portuguesa Andreia Garcia que assina a curadoria do evento.

A 2ª edição do Mês da Arquitetura da Maia incide num programa que se propõe a pensar sobre o futuro da cidade da Maia, onde um grupo de arquitetos emergentes, já reconhecidos internacionalmente, e críticos de arquitetura foram convidados a imaginar, expôr, discutir, refletir e revisitar a arquitetura da cidade da Maia no ano de 2119 de uma forma utópica e distópica.

A partir da criação de um conjunto de textos, maquetas, desenhos rigorosos, ilustrações, colagens, instalações, realidade virtual e leituras artísticas, a conjugação de visões que resulta desta exposição parte da cidade em estudo e alarga ao mundo o apelo à reflexão crítica, mais ou menos profética, enquanto provocação ao incremento da discussão sobre o futuro das cidades.

O MAM´19 conta ainda com 4 críticos portugueses de arquitetura a produzir reflexões prospectivas:

Inês Moreira – é Arquiteta doutorada, curadora, editora e professora. Estuda arquiteturas arruinadas, memórias coletivas e outros territórios artificiais, como paisagens ou espaços pós-industriais;

Joaquim Moreno – é Arquiteto doutorado e professor. Como curador participou da representação Portuguesa na Bienal de Veneza em 2008:

Pedro Bandeira – é arquiteto, Presidente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. É autor de diversas publicações no âmbito da cultura arquitetónica, tendo sido galardoado com o Prémio de Crítica de Arquitetura da AICA/Fundação Carmona e Costa. Como curador colaborou com várias instituições;

Susana Ventura – é Arquitetura doutorada em Filosofia, curadora, escritora e investigadora sobre arquitectura intensiva. Foi curadora (com Pedro Gadanho e João Laia) da exposição Utopia / Distopia para o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT).

Este proeminente grupo será ainda responsável pela moderação de uma série de 4 debates com os participantes do evento no dia 08 de Março.

A exposição terá lugar de 01 a 31 de Março no Fórum da Maia (de Terça-Feira à Domingo das 09h às 22h), a entrada é gratuita e livre (na exposição e nos debates).

Sobre os 8 estúdios convidados:

Ana Aragão é arquiteta, mas decidiu dedicar-se em exclusivo ao desenho. A sua investigação prossegue em torno do tema dos imaginários urbanos: representação da cidade e modos de mapeamento subjectivo do território habitado e a sua experiência quotidiana;

– A Artéria é um atelier independente e multidisciplinar, que cria, desenvolve e executa projetos no âmbito da reabilitação urbana. Actua a partir de um diagnóstico utilizando metodologias de investigação – ação para a produção de projetos de intervenção urbana para a integração das comunidades;

Corpo Atelier é um atelier de arquitectura e arte focado na exploração e expansão da anatomia arquitetónica. Através de um infinito processo de experimentação pelo meio da prática do desenho (e redesenho) e da maquete, questiona os limites da disciplina, possibilidades e lógicas comuns de cada elemento do corpo arquitectónico. Situando-se num território híbrido entre a arte contemporânea e a arquitectura;

– Os Espacialistas concentram os seus projetos na compreensão das relações espaciais, na transfiguração e na metamorfose do espaço corporalmente e simbolicamente habitado.

Fala atelier criado em 2013 e liderado por Filipe Magalhães, Ana Luís Soares e Ahmed Belkhodja, projecta uma arquitectura hedónica e pós-moderna, intuitiva e retórica.

Summary é um estúdio de arquitectura que procura no seu trabalho um balanço entre pragmatismo e experimentalismo, e cuja prática assenta no desenvolvimento de sistemas de construção baseados na otimização do tempo e dos recursos físicos.

Skrei é uma oficina de projetos, construção e produção artística na qual se reúnem diferentes profissionais da construção – técnicos, artistas, executantes projectistas, académicos – numa prática profissional integrada, procurando redefinir o modo e a tradição de abordar a construção, impulsionando novos modos de projectar e novos modos de construir.

Branco Del Rio é um atelier que realiza projetos dedicados à exploração territorial em conexão direta com os atores locais como agentes que integram, interagem e intervém na transformação dos lugares. A atenção atribuída à materialidade, enquanto parte da experiência sensorial, é uma característica recorrente nos seus projetos e uma das procuras constantes para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

Sobre Andreia Garcia Architectural Affairs:
Andreia Garcia é doutorada em Arquitetura, atua como curadora, investigadora e professora em áreas da arquitetura, da cidade. Para além da prática arquitectónica, o atelier Andreia Garcia Architectural Affairs, tem-se especializado na disseminação da arquitetura através da investigação, da prática curatorial e de projetos editoriais.
Andreia Garcia foi comissária do projeto Smaller Cities no âmbito da Capital Europeia da Cultura (2012), foi curadora do programa de arquitetura para a Bienal de Arte Contemporânea da Maia (2017) e é cofundadora da Galeria de Arquitectura, um espaço independente no Porto dedicado à reflexão sobre a arquitetura.

Design Gráfico
And Atelier
Mecenas
Unveil
Apoio
AMAG magazine and books
Dagol
Centro de Documentação e Investigação João Álvaro Rocha
Tintas 2000
Pizza Hut
LINKS
ORADORES
  • Andreia Garcia
  • Ana Aragão
  • Artéria
  • Branco Del Rio
  • Corpo Atelier
  • fala
  • Inês Moreira
  • Joaquim Moreno
  • Os Espacialistas
  • Pedro Bandeira
  • SKREI
  • SUMMARY
  • Susana Ventura
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Mês da Arquitetura da Maia’19 . Fast Forward
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Armstrong

Soluções que funcionam

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total