Mesa Redonda ‘Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra’

Início em 23/10/2019 até 23/10/2019

Categorias: debates

A mesa redonda ‘Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra” que terá lugar no dia 23 de Outubro, às 18h30 está integrado no programa público paralelo à exposição “Álvaro Siza: in/disciplina”, presente na Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, com curadoria de Nuno Grande e Carles Muro.

A moderação da mesa será assegurada por Pedro Leão Neto (FAUP – autor do livro “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”) que mediará uma conversa em torno do tema Relações e Cumplicidades entre Álvaro Siza e os Fotógrafos da sua Obra.

A sessão contará no fim com um Porto de Honra e apresentação do livro “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira” por Nuno Grande com o apoio da livraria Serralves.

CCRE/FAUP/scopio e Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves 

Sobre o tema de sessão:

A mesa conta com a presença de diversos fotógrafos pertencentes a várias gerações que fotografaram e acompanharam a obra de Álvaro Siza em diferentes períodos ao longo do tempo, nomeadamente os autores Luís Ferreira Alves, Sofia Augusto, André Cepeda, Mark Durden, João Morgado e José M. Rodrigues.

O objetivo é o de encorajar um debate exploratório e crítico entre os diversos autores que tendo fotografado a obra de Álvaro Siza em diferentes períodos de tempo, fizeram-nos por vezes com propósitos diferentes: uns mais relacionados com a investigação sobre o universo da fotografia na arquitectura, outros mais interessados na comunicação e compreensão da obra de Álvaro Siza para públicos diversos.

Pretende-se, num primeiro momento, obter um depoimento breve por parte de cada um dos fotógrafos sobre a sua experiência fotográfica da obra de Siza, tendo como base uma imagem por eles escolhida. Num segundo momento, é promovido um debate crítico sobre o mundo da fotografia e da arquitectura, procurando explorar a singularidade e significado das relações que são estabelecidas entre o fotógrafo e o arquitecto, os seus processos artísticos, as suas memórias coletivas, histórias e outros aspetos relacionados com o trabalho e percursos de vida de ambos.

Sobre o livro “Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira”
Publicado pela scopio Editions, esta obra é o resultado do trabalho de Pós-Doutoramento de Pedro Leão Neto, Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

O livro dá início à primeira publicação do projecto de investigação Mapeamento de Fotografia de Arquitectura Documental e Artística – Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura Portuguesa (MFDA-ARP) que teve origem em 2015, no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), unidade de I&D integrada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sob a coordenação científica do grupo de investigação CCRE.

“Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira” corresponde assim ao primeiro caso de estudo desta coleção e apresenta 4 projectos fotográficos de 4 obras de Álvaro Siza, sendo eles os trabalhos: de Sofia Augusto sobre o edifício da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; de Hélder Sousa sobre a Casa de Chá da Boa Nova; de Sérgio Rolando sobre a Piscina da Quinta da Conceição e de Marta Ferreira sobre a Piscina das Marés.

As publicações da colecção têm como objetivo comunicar de forma diferenciadora um conjunto de obras de arquitectura consideradas de referência, afastando-se da imagética e leitura tradicionais, presentes nas revistas e mesmo nos guias de arquitectura convencionais. Através de narrativas visuais em que se utilizam simultaneamente os registos documental e artístico e se exploram as suas possibilidades no universo da fotografia de arquitectura, oferece-se uma outra leitura dos espaços arquitectónicos que denota não só uma reflexão sobre uma determinada prática arquitetónica, como também uma interpretação pessoal do espaço. Este trabalho irá ainda permitir percepcionar a influência que os grandes mestres da Fotografia e da Arquitectura Portuguesa tiveram na nova geração de arquitectos.

Esta atividade está incluída na exposição Álvaro Siza: In/disciplina

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

 

Data . Hora
23 Outubro . 18h30

Local
Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Serralves

LINKS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Dekton by Cosentino

Projetos sem limites

Armstrong

Soluções que funcionam