Mesturas V– Encontros Internacionais de Arquitectura Portugal-Galiza

Início em 10/10/2019 até 24/10/2019

Categorias: Conferências

Comissariada por Tiago do Vale Arquitectos e pelo gabinete galego Santos-Mera Arquitectos, decorrerá, entre os dias 10 e 24 de Outubro de 2019 nas cidades de Pontevedra, Ourense e Vigo, a quinta edição das Mesturas, Encontros Internacionais de Arquitectura Galiza-Portugal.

Com organização das delegações de Vigo, Ourense e Pontevedra do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, as Mesturas constituem um nexo de ligação, divulgação e intercâmbio entre a arquitectura de ambos os lados do Rio Minho.

10 OUT
Pontevedra . Auditório do Museu de Pontevedra, 19:30

depA Architects

Formado no Porto e explorando a complementaridade dos seus elementos, o coletivo depA Architects é um espaço de discussão e criação arquitetónica, tanto na sua forma de projeto como nas suas variáveis interdisciplinares.

O depA Architects tem desenvolvido projetos de arquitetura das mais variadas escalas e elevados graus de exigência, de encomenda tanto pública como privada. Desses trabalhos destacam-se o Pavilhão do Lago, vencedor do Prémio FAD 2018 na categoria Projectos Efémeros, a Casa do Rosário, no Porto, Menção Honrosa no Prémio Teotónio Pereira, Premio Concreta Under 40, selecionada como obra finalista do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2017, selecionada para o Prémio Internacional de Arquitectura BIGMAT 2017 e obra selecionada para os prémios ENOR 2017; a Casa da Cultura de Pinhel, em Pinhel, finalista dos Prémios FAD 2015, Prémio Melhor Trabalho de Museografia e Menção Honrosa para Melhor Museu Português da APOM em 2016; e o Bloco do Avenal, em Condeixa-a-Nova, Menção Honrosa no Prémio de Tijolo de Face à Vista Vale da Gândara 2013.

Além disso, o atelier tem desenvolvido uma intensa pesquisa projetual através da participação em concursos internacionais, nos quais se destacam o 1º prémio para a elaboração do projeto do futuro Museu de Arte Contemporânea Santiago Ydáñez (2010), em Jaén, Espanha, o 2º prémio no concurso para a reabilitação da casa da Quinta de Baixo (2014), promovido pela Águas do Porto EM, no Porto e o 1º prémio no concurso para a elaboração do projecto das Ligações Pedonais Mecanizadas nas encostas do Palácio de Cristal, Miragaia e Virtudes na cidade do Porto.

Serôdio Furtado & Associados

A Serôdio Furtado & Associados existe desde 1985, e resultou da actividade contínua do arquitecto João Serôdio na área dos projectos de Arquitectura desde o final da década de cinquenta do século passado.

A Serôdio Furtado & Associados tem realizado projectos e obras de arquitectura e urbanismo de programas diversos, desde a saúde e investigação cientifica, habitação colectiva e individual, indústria, hotelaria, edifícios dedicados ao ensino superior e secundário, com as mais variadas dimensões desde o desenho de objectos, ferragens e mobiliário, até à intervenção urbana de grande escala, dentro e fora do território de Portugal. Estes projectos resultaram de encomendas directas e de concursos públicos, com recolhimento em prémios nacionais e internacionais, exposições colectivas e monográficas, publicações de vários tipos e inúmeras palestras em Portugal e no estrangeiro.

João Pedro Serôdio nasceu em 1963. Licenciou-se em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1991. Estagiou no atelier Herzog & de Meuron em Basileia, Suíça. Foi assistente da cadeira de Projeto IV da FAUP entre 2002/2014 e é professor auxiliar convidado da Cadeira de Projeto IV da FAUP desde 2014. Integra a direcção do novo curso de Arquitectura da Universidade Lusófona do Porto desde 2012.

Isabel Furtado nasceu em 1965. Licenciou-se em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1991.
Estagiou no atelier do Prof. Michael Alder em Basileia, Suíça. Foi assistente da cadeira Projecto III do curso de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto entre 2003 e 2006, e foi assistente de Projecto V na Universidade Católica de Viseu em 2013.

17 OUT
Ourense . Sede do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza, 19:30

Paula Santos

Licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1986.

Foi professora de projecto na Universidade Lusíada, de 1997 a 2006, e professora convidada do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013.
Doutoranda no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Foi vogal do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos de 2007-2010 e do Conselho Directivo da SRN da Ordem dos Arquitectos de 2010-2013

Fundadora e sócia da empresa Sátira Design de 1996 a 2000, constituiu escritório próprio em 1999, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos.

Tem inúmeras obras publicadas e tem participado em exposições, conferências e workshops nacionais e internacionais.

Adalberto Dias

Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Colaborou com o Arquiteto Siza Vieira de 1971/77, iniciando a partir desta data a sua actividade liberal.

Professor convidado em Lausanne, Veneza, Bolonha / Cesena, Milão e Nápoles.
Professor Doutor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Realizou projectos e obras de Habitação Unifamiliar e Colectiva, de Recuperação e Reabilitação de Edifícios, de Equipamentos e Serviços e de Desenho Urbano, alguns dos quais premiados em Concursos. As suas obras têm sido publicadas em revistas portuguesas e estrangeiras da especialidade.
Tem proferido conferências no país e no estrangeiro, e participado em exposições em Portugal, Espanha, França, Itália , Japão, Brasil.

Foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 96, Prémio Iberfad 96, Prémio Secil Arquitectura 98 e premiado na Iª Trienal Internacional de Arquitectura de Sintra 1992, e IIIª de 1998.
Recebeu o prémio de Excelência do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade em 2014 e o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2015 e 2017.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Nuno Teotónio Pereira em 2016.

24 OUT
Vigo . Sede do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza, 19:30

Rosmaninho + Azevedo

Rosmaninho + Azevedo é o escritório formado no Porto, em 2015, por Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo.

Procuram potenciar a prática em arquitectura com enriquecimentos multidisciplinares complementares, tais como a museologia, área na qual Susana possui um mestrado pela FLUP, faculdade onde é investigadora no CITCEM desde 2014.
Pedro fez também o curso de estudos avançados em património arquitectónico pela FAUP e é actualmente doutorando em arquitectura na mesma faculdade. São cofundadores da associação cultural Contentor e Conteúdo, da qual Susana Rosmaninho é directora desde 2015.

Para além do Centro Interpretativo do Vale do Tua destaca-se o Projecto de Requalificação e Musealização da Casa do Passal – Aristides de Sousa Mendes (1º Prémio, 2017).
O seu trabalho tem sido publicado nacional e internacionalmente.

Em 2018, o Centro Interpretativo do Vale do Tua foi vencedor do Prémio Especial do Júri no Troféu Archizinc – VMZinc (Paris); foi também nomeado para o Prémio de Arquitectura Contemporânea da UE – Mies van der Rohe 2019, finalista do Prémio Bauwelt 2019: First Works e finalista do Prémio The Plan 2019. Em 2019 foi uma das obras seleccionadas para representar Portugal na XI BIAU – Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo e seleccionada como uma das 40 melhores obras internacionais no Prémio Barbara Cappochin 2019.
Pelo conjunto dos projectos e obras, o escritório foi também finalista dos prémios Architectural Review Emerging Architecture (AREA) 2018.

fala atelier

Os fala atelier são um escritório de arquitectura ingénuo, sediado no Porto e liderado por Filipe Magalhães, Ana Luísa Soares e Ahmed Belkhodja. Fundado em 2013, o escritório trabalha com um otimismo metódico numa vasta gama de projectos, desde a escala do território a gaiolas para pássaros. Os projectos dos fala são um medley de linguagens formais, citações e alegorías. A sua arquitectura é simultaneamente intuitiva, retórica, hedónica e pós-moderna.

Têm feito palestras em diversas universidades e instituições, incluindo a Architectural Association, a RIBA e o Barbican em Londres, o GSAPP de Nova Iorque, a Graham Foundation de Chicago, o Centre for Fine Arts de Bruxelas, a Faculdade de Arquitectura de Versailles, a Faculdade de Arquitectura de Paris e a Casa da Arquitectura de Roma.

Entre outros, têm ensinado nas faculdades de arquitectura de Veneza, Munique, Munster, Liége e Bratislava. O trabalho do escritório foi mostrado nas bienais de arquitetura de Veneza e Chicago, na Fundação de Serralves, no Pavilhão do Arsenal e na Casa da Cerca, e em exposições individuais no Panamá, Itália, Macedónia, França e Portugal. O trabalho dos fala tem sido publicado por plataformas de media internacionais, incluindo a Domus, Engawa, Baumeister, Plot e Architectural Review. O escritório publicou “01”, uma compilação dos seus primeiros trabalhos, e a revista de arquitetura internacional 2G tem em preparação um número monográfico dedicado ao seu trabalho, a publicar em 2020.

Comissariado
Tiago do Vale Arquitectos
Santos-Mera Arquitectos

Organização
Delegações de Vigo, Ourense e Pontevedra do Colégio Oficial de Arquitectos da Galiza
Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos

LINKS
ORADORES
  • depA Architects
  • Serôdio Furtado & Associados
  • Paula Santos
  • Adalberto Dias
  • Rosmaninho + Azevedo
  • fala atelier
  • Tiago do Vale Arquitectos
  • Santos-Mera Arquitectos
ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência: Mesturas V– Encontros Internacionais de Arquitectura Portugal-Galiza
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Dekton by Cosentino

Projetos sem limites