Paolo Zermani: Arquiteturas Italianas

Início em 29/11/2022 até 29/11/2022

Categorias: Conferências

As Conferências Marques da Silva estão de regresso com Paolo Zermani como conferencista. Aquela que será a 14.ª edição deste ciclo anual, promovido pela Fundação Marques da Silva em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, está marcada para 29 de novembro, tendo lugar, como sempre, no Auditório Fernando Távora (FAUP).

O tema proposto é Paolo Zermani: Arquiteturas Italianas. Ou seja, ficaremos assim a conhecer, apresentadas na primeira pessoa, a obra e a linha de pensamento deste Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura de Florença, natural de Medesano (Parma), distinguido, em 2018, com o Prémio Antonio Feltrinelli para a Arquitetura.

Para Paolo Zermani, aproximar-se do mistério da arquitetura significa partir do reconhecimento da paisagem italiana e da história da sua complexa topografia, numa abordagem extensível à ideia da própria cidade europeia, e trabalhar com conceitos estruturantes como Lugar, Tempo, Terra, Luz, Silêncio. Significa, enquanto habitante consciente do Ocidente e em tempos marcados por derivas éticas e estéticas, percorrer um caminho de procura do sentido da sua/nossa modernidade com a medida da arquitetura a definir o horizonte do seu território de ação. Uma condição de pensamento coerentemente plasmada numa importante e reconhecida obra projetual, onde se destacam, entre outras, a Capela no Bosque (Parma, 2012), a intervenção no Castelo de Novara (2016) ou a Escola Europeia (Parma, 2017).

Esta será a primeira vez de Paolo Zermani no Porto, para falar sobre a sua obra de arquitetura. A apresentação estará a cargo da arquiteta Ana Francisca Silva, autora de uma dissertação de mestrado defendida na FAUP sobre este arquiteto, “A construção do ritual como constante no projeto. Estudo da obra de Paolo Zermani”.

A conferência inicia-se às 18:30 e a entrada é livre, sujeita apenas à lotação do espaço.

 

Paolo Zermani (Medesano, 1958) é, desde 1990, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura de Florença, onde leciona a disciplina de Composição Arquitetónica. Desde 2015, lecciona ainda Projeto na Academia de Arquitetura de Mendrisio. É o Diretor do Mestrado “Museo Italia”. Membro da Accademia di S. Luca, é o fundador dos Seminários Identità dell´architettura italiana  e diretor da revista Firenze Architettura. É presença habitual na Bienal de Arquitetura de Veneza e na Trienal de Milão. Entre a sua obra escrita destacam-se publicações como Identità dell´architettura Vol. I e II (1995 e 2002), Oltre il muro di gomma (2010),  Architettura: luogo, tempo, terra, luce, silenzio (2015) e Fondamenta (2021). A sua obra de arquitetura encontra-se publicada nas principais revistas internacionais. Entre os projetos mais recentes, refiram-se o restauro e reconstrução do Castelo de Novara, a reabilitação arquitetónica da Basílica de S. Andrea, em Mântua, a Escola Europeia, em Parma, e a nova saída das Capelas dos Medici, em Florença. Em 2018, a Accademia Nazionale dei Lincei atribuiu-lhe o Prémio Antonio Feltrinelli para a Arquitetura.

LINKS
ORADORES
  • Ana Francisca Silva
  • Paolo Zermani
ESPECIFICAÇÕES
  • Conferência: Paolo Zermani
  • Tema: Arquiteturas Italianas
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?