Passeios In/disciplinados pela obra de Álvaro Siza

Início em 03/12/2019 até 13/01/2020

Categorias: outros
In/disciplina é o título da exposição patente no Museu de Serralves, comissariada por Carles Muro e Nuno Grande, e é também o ponto de partida para programar estes cinco passeios pela obra de Álvaro Siza.
António Choupina, Joana Couceiro, João Paulo Rapagão, José Salgado e Maria Souto de Moura são os especialistas chamados a conduzir o nosso olhar para fora do museu e a levar-nos à obra construída.  Esta é uma das raras oportunidades para visitar o que a exposição apresenta, algumas das casas com os seus interiores e jardins, museus, escolas e serviços, com espaços inacessíveis ao público, e conversar com quem tem a função de habitar e cuidar edifícios que se tornaram ícones da longa carreira do arquiteto Álvaro Siza.
03 DEZ 2019
Rumo a Norte pela Costa Atlântica com arquiteto João Paulo Rapagão (inscrição: até dia 28 nov )
9h00 – Ponto de encontro na entrada do Museu de Serralves
9h30 – Partida em autocarro privativo
Almoço livre – Póvoa da Varzim
18h30 – Chegada prevista à entrada do Museu de Serralves
Locais a visitar:
– Quatro Habitações em Matosinhos (1954-57)
– Casa Alves Santos (1964-70)
– Casa Beires (1973-76)
– Agência Bancária em Vila do Conde (1978-86)
João Rapagão nasce em Lisboa em 1963. Termina o Programa de Doutoramento Arquitetura Moderna y Restauracion na Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Valladolid em 1992, onde desenvolve atualmente a dissertação para Doutoramento em Arquitetura. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 1988, é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, desde 1997, e do Departamento Autónomo de Arquitetura da Universidade do Minho, de 2002 a 2008. É Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 1996 e da Fundação Calouste Gulbenkian em 1994. Preside ao Conselho Diretivo Regional do Norte da Associação dos Arquitetos Portugueses e da Ordem dos Arquitetos no triénio 1996/1998. Integra o Conselho de Administração da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto entre 2000 e 2002. Integra júris em Concursos Públicos e Prémios de Arquitetura Nacionais e Regionais. Tem sido selecionado para diversas exposições em Milano, Lisboa, Frankfurt, Dessau, Salamanca, Aveiro, Porto e Coimbra. Exerce arquitetura desde 1988, principalmente estudos e projetos em monumentos nacionais e equipamentos coletivos. É editor científico e autor do Guia de Arquitetura do Porto 1942/2017 recentemente editado pela A+A Books. Quando era criança, queria ser arquiteto.
06 DEZ 2019
Rumo a Santiago de Compostela com arquiteto José Salgado (inscrição: até dia 02 dez)
7h30 – Ponto de encontro na entrada do Museu de Serralves
8h00 – Partida em autocarro privativo
Almoço livre – Santiago de Compostela
19h30 – Chegada prevista à entrada do Museu de Serralves
Locais a visitar:
– Centro Galego de Arte Contemporânea em Santiago de Compostela (1988-93)
– Faculdade de Ciências da Comunicação em Santiago de Compostela (1992-2000)
– Museu Internacional de Escultura em Santo Tirso (2010-16)
– Casa António Carlos Siza (1976-78)
José Manuel Salgado Fonseca (25/05/1947, Santa Cruz do Bispo, Matosinhos), licenciado em Filosofia pela FLUP (1970) e diplomado em Arquitetura pela E.S.B.A.P (1986). Desde 1978 a 2009, foi docente de disciplinas da área de teoria e história da Arquitetura e de Estética (ESBAP e FAUP). Aposentou-se em 2009. Foi membro do Senado Universitário, da Assembleia de Representantes e do Conselho Pedagógico da FAUP. Foi Presidente do Conselho de Admissão da Ordem dos Arquitetos (SRN). Tem proferido conferências e participado em colóquios e debates tanto no país como no estrangeiro. É autor de vários artigos publicados em catálogos, jornais e revistas e do livro “Álvaro Siza em Matosinhos”.
14 DEZ 19
Rumo à Inspiração Religiosa e Artística com arquiteto António Choupina (inscrição: até dia 10 dez )
9h00 – Ponto de encontro na entrada do Museu de Serralves
9h30 – Partida em autocarro privativo
Almoço livre – Chaves
18h00 – Chegada prevista à entrada do Museu de Serralves
Locais a visitar:
– Igreja Santa Maria em Marco de Canaveses (1990-96)
– Museu Nadir Afonso em Chaves (2003-16)
António Choupina, formado pela FAUP, funda o atelier CH.A (CHoupina.Arquitectos) em 2010, aquando da sua colaboração na ESAD. É responsável por intervenções no Palácio de Carlos V, em Granada, e no Pavilhão Sverre Fehn, durante a Visita Oficial da Presidência da República à Noruega. Acompanhou recentemente o pavilhão de Álvaro Siza, na Feira Internacional de Mobiliário da China, com quem tem desenvolvido vários projectos culturais, em parceria com a Aedes Berlim, a Vitra e a Rede Aga Khan. Enquanto curador comissariou exposições no Museu de Serralves, no Museu Nadir Afonso, na Fundação Alfaro ou na Fundação Tchoban, produzindo publicações na fronteira da arquitectura, arte e filosofia. É editor da A As Architecture Network, júri de prémios internacionais e orador convidado de diversas instituições e eventos, tais como o Open House e a Bauhaus100.
13 JAN 20
Rumo a Sul pela Costa Atlântica com arquiteta Maria Souto de Moura (inscrição: até dia 7 jan )
9h00 – Ponto de encontro na entrada do Museu de Serralves
9h30 – Partida em autocarro privativo
Almoço livre – Aveiro
18h00 – Chegada prevista à entrada do Museu de Serralves
Locais a visitar:
– Agência Bancária em Oliveira de Azeméis (1971-74)
– Casa Avelino Duarte em Ovar (1980-84)
– Biblioteca da Universidade de Aveiro (1988-95)
Maria Eduarda Souto de Moura (1990) conclui o mestrado em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em 2014. No mesmo ano, estagia no escritório do arquitecto Alberto Campo Baeza, Madrid. 
Recebe o prémio Viana de Lima, como melhor estudante na área de Projeto da FAUP.
Em 2017, projeta o pavilhão ‘Contemplação Particular’ em colaboração com o pintor, António Gonçalves, no Centro Cultural de Belém, Lisboa. 
Em 2019, é convidada como artista plástica, juntamente com o pintor Tiago Mourão para a exposição Nó, com a curadoria de Jorge Catarino, na Galeria Cisterna em Lisboa, 
Desde 2015, colabora no escritório de Álvaro Siza, Porto.
Imagens: ©Luís Ferreira Alves 
Para qualquer esclarecimento por favor contacte m.ferreira@serralves.pt 

A Talkie-Walkie nasce da experiência de vários anos na divulgação da arte e da arquitetura, através de viagens, visitas e workshops para os diferentes públicos. Ana Neto Vieira e Matilde Seabra acreditam que a arquitetura, pela sua abrangência disciplinar, é o ponto de partida para conhecer o território, a cultura e o património em diálogo com quem programa, investiga e atua, como instituições, especialistas e artistas.

LINKS
ORADORES
  • João Paulo Rapagão
  • José Salgado
  • António Choupina
  • Maria Souto de Moura
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Passeios In/disciplinados pela obra de Álvaro Siza
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.