Patchwork: A Arquitectura de Jadwiga Grabowska-Hawrylak

Início em 08/10/2021 até 12/12/2021

Categorias: Exposições

Patchwork – A Arquitectura de Jadwiga Grabowska-Hawrylak é o título da exposição itinerante organizada pelo Museu de Arquitectura de Wrocław (Breslávia), em cooperação com o Instituto Adam Mickiewicz e financiada pelo Ministério da Cultura e do Património Nacional da República da Polónia.

Após uma apresentação em Nova Iorque no Center for Architecture, na Primavera de 2019 e em Lisboa no Palácio Sinel de Cordes no Verão de 2021, a exposição chega agora ao Porto numa colaboração da Contentor e Conteúdo-Associação com a Universidade do Porto.

Patchwork apresenta 24 obras construídas e não construídas (ou especulativas) de Grabowska-Hawrylak, e uma maquete de Manhattan, a sua obra mais famosa, ergue-se no átrio do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

«Cada edifício conta uma história. Ao longo de cinco décadas, o Museu de Arquitectura de Wrocław apresentou essas histórias de forma consistente, num esforço para compreender o que é preciso para fazer boa arquitectura e como a arquitectura é influenciada pela vida e vice-versa», afirmam a curadoria de Michał Duda e Małgorzata Devosges Cuber.

Jadwiga Grabowska-Hawrylak é conhecida pelo enorme e escultural complexo habitacional de Wrocław popularmente conhecido como Manhattan. Concluído em 1976, o emblemático projeto tornou-se num símbolo das aspirações da cidade. O seu corpo de trabalho também inclui muitos exemplos de desenho excecional: escolas dos anos 1950, um edifício maisonette com apartamentos duplex na baixa da cidade ou um centro urbano futurista, entre outros.

Natural de Tarnawce, uma pequena aldeia na parte oriental da Polónia, Grabowska-Hawrylak foi estudar arquitectura para Wrocław em 1945, a cidade que até esse ano fora a alemã Breslau e que sofreu danos consideráveis durante a guerra. Como participante essencial na reconstrução de Wrocław no pós-guerra, a arquitecta é responsável por um trabalho de patchwork que deu uma nova unidade ao tecido rasgado da cidade.

Com uma extensa carreira que abrange grande parte da segunda metade do século XX, encontramos nesta exposição projectos que descrevem um arco temporal de 1954 a 1993. Da participação na reconstrução de Wrocław aos desenhos modernistas dos anos 1960-70 e à estética pós-moderna que adopta nos seus trabalhos mais tardios, nos anos 1980-90, a obra da arquitecta reflecte as sucessivas mudanças culturais e políticas da Polónia.

Apesar das mudanças nas tendências da arquitectura, este patchwork costurado em Wrocław permanece até hoje uma das suas facetas mais interessantes, e continua a ocupar um lugar importante no imaginário colectivo de quem habita e visita a cidade.

 

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: Patchwork
  • Tema: Arquitectura de Jadwiga Grabowska-Hawrylak
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE