Podcast de Arquitetura: “Ai que está tão frio!”

Início em 23/02/2021 até 03/04/2021

Categorias: Podcast

“Ai que está tão frio!” Este é o título do primeiro podcast de arquitetura, de um conjunto de depoimentos de arquitetos portugueses.

“Ai que está tão frio!” Este é o título do primeiro podcast, de um conjunto de depoimentos de arquitetos portugueses, explicado pelo arquiteto Pedro Campos Costa, a convite do Centro Cultural Belém – CCBGaragem Sul, enquanto se aguarda pela abertura da exposição Em Casa.

Todas as terças e sextas-feiras são lançados podcasts que permitem pensar nas nossas casas e qual o papel da arquitetura no conforto quotidiano, com ou sem pandemia. Para este podcast inaugural, o arquiteto Pedro Campos Costa explica o impacto das diferenças culturais na noção de conforto térmico.

Ao ficarmos confinados em casa no momento mais frio do ano, entre janeiro e fevereiro, há uma pergunta que temos de fazer aos arquitetos: porque é que em Portugal, em comparação com outras regiões da Europa, temos tanto frio em casa?

Por que é que em Portugal temos tanto frio em casa?

Há muitas respostas para esta pergunta, que oscilam entre a conta da eletricidade e razões culturais, mas há também respostas que os arquitetos sabem dar. Como desenhar casas termicamente mais confortáveis? Como encontrar soluções passivas de controlo de temperatura nos edifícios? Quais as vantagens e desvantagens de ter frio ou calor? Qual o impacto ecológico do conforto ambiental na conceção da arquitetura?

 

Episódio #1 – Pedro Campos Costa
O arquiteto Pedro Campos Costa fala-nos sobre o impacto das diferenças culturais na noção de conforto térmico.

Episódio #2 – João Favila Menezes . Atelier Bugio

João Favila Menezes, do atelier Bugio, realça a importância do meio envolvente e da experiência sensorial como construção do conforto.

Episódio #3 – Paulo Borralho . Atelier Rua
O Atelier Rua, na voz de Paulo Borralho, apresenta-nos a obra Casa no Meco, onde as questões da exposição solar foram preponderantes no desenho do projeto.

Episódio #4 . Rita Aguiar Rodrigues
Rita Aguiar Rodrigues explica-nos os constrangimentos na reabilitação de edifícios e apresenta algumas soluções praticadas pelo rar.studio.

Episódio #5 . Diogo Aguiar
No projeto de habitação em Paredes, o estúdio de Diogo Aguiar desenvolveu uma abordagem de conjunto com vista à sustentabilidade da construção e sua manutenção ao longo dos anos.

Episódio#6 . Nuno Valentim
Nuno Valentim salienta a importância do diagnóstico e muitas vezes o melhor desempenho térmico não significa vidros duplos. Na sua resposta percebemos a complexidade deste tema.

Episódio #7 . Sérgio Antunes . Atelier Aurora Arquitectos
Sérgio Antunes, do atelier Aurora Arquitectos, fala-nos da dimensão e impacto social do conforto térmico.


Episódio #8
Maria Manuel Oliveira leva-nos a revisitar a arquitetura tradicional portuguesa para encontrar caminhos que possam ser úteis na construção de projetos contemporâneos.

 

 

Oiça toda a conversa no spotify do CCB e veja os vídeos aqui.

Descubra o que é e para que serve a arquitetura nas exposições da Garagem Sul no Centro Cultural de Belém

Em Casa: Projetos para Habitação Contemporânea, inauguração prevista para 6 de Abril.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Podcast de Arquitetura: Ai que está tão frio!
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Free live webinar

V-Ray for Rhino

Webinars Leca®

Inscreva-se!