Podcast ‘No País dos Arquitectos’

Início em 12/04/2021 até 31/05/2021

Categorias: Podcast

Na Building Pictures temos uma missão maior: aproximar as pessoas da arquitectura! E este é o nosso podcast ‘No país dos Arquitectos’, um território onde as conversas de arquitectura são uma oportunidade para conhecer os arquitectos, os projectos e as histórias por detrás da arquitectura portuguesa de referência!

O podcast é guiado por Sara Nunes, realizadora de filmes de Arquitectura da Building Pictures, e a primeira temporada do podcast contará com 15 episódios.

Durante o seu percurso e através dos seus mais de 200 filmes, a Building Pictures tem vindo a promover a arquitectura portugue-sa e o papel dos arquitectos e, assim, inverter o cenário de des-valorização. Convém lembrar que Portugal tem o segundo maior número de arquitectos per capita na União Europeia, mas conta simultaneamente com os profissionais mais mal remunerados do sector.

Em suma, pretende-se mostrar como os projectos – soluções arquitectónicas criativas e únicas para as comunidades em que estão construídas – têm um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida das cidades portuguesas. Tal como Carrilho da Graça referiu no primeiro episódio: “O espírito que eu sempre tenho é o de tentar que as intervenções dos arquitectos contribuam para que a cidade seja melhor para toda a gente”.

Neste exercício de cidadania, o podcast tem como missão mostrar os processos e as decisões que envolvem os projectos e o impacto que a Arquitectura tem na sociedade.

‘No País dos Arquitectos’ surgiu também com a vontade de mudar o mundo e dignificar a prática de projectar no nosso país. O Arquitecto, como construtor de soluções, mostra-nos portanto, em cada episódio, a forma como a sua obra foi construída e a função social do projecto. Os convidados são arquitectos líderes da arquitectura feita em Portugal e arquitectos mais jovens que começam a dar provas da sua excelência.

A Building Pictures está, por isso, convicta de que apostar na Arquitectura é uma melhor decisão para as nossas cidades, para as nossas casas, paisagens, espa-ços públicos, países e, consequentemente, para o mundo e para a sustentabilidade do planeta.

O critério da escolha dos edifícios de que falamos com os arqui-tectos baseia-se não só no impacto que estas construções as-sumem na vida das pessoas, mas também pela forma como a sociedade civil os reconhece, mostrando como os cidadãos vi-vem e interagem com esse espaço.

O podcast quer levar a Arquitectura para todo o lado, por isso as pessoas podem escutar estas conversas nas suas viagens de carro, enquanto fazem o almoço, quando estão no trabalho ou mesmo ao desenvolverem tarefas mais mecânicas.

No podcast ficamos a perceber, ainda, o que levou cada arquitecto a escolher determinados materiais, a relação entre a obra e a sua envolvente, a escala/proporção, os avanços técnicos e tecnológicos que alteram os métodos de trabalho e a própria comunicação de uma ideia do imaginário do arquitecto que, por vezes, se reflecte numa maquete, num esquisso, num desenho 2D e na tridimensionalidade no espaço.

Em suma, todos os episódios mostram como a Arquitectura é um direito de todos. Ou seja, um direito à Cultura, à Segurança, ao Conforto, ao Ambiente, ao Património, à Sustentabilidade e à Beleza. Estas conversas têm-se revelado inspiradoras, inclusive, para os não-arquitectos e o facto de estar a chegar a diferentes públicos prende-se com o cruzamento de saberes que é privilegiado na Arquitectura.

 

Todas as segundas-feiras às 18:30h lançamos um novo episódio. 

 

Juntem-se a nós no Spotify e na Apple Podcast!

LINKS
ORADORES
  • Sara Nunes
ESPECIFICAÇÕES
  • Podcast : No país dos Arquitectos
  • Organização: Building Pictures
  • Online: Spotify | Apple Podcast!
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?