Printed Architecture – a dialogue on architecture and books

Início em 03/07/2018 até 03/07/2018

Categorias: outros

O Livro e a Arquitectura foram sendo reflexo dos próprios tempos, seguindo linhas paralelas de raciocínio em noções como a proporção, a forma, o conteúdo, a materialidade, a funcionalidade, a estrutura.

Não só o Livro foi essencial para a documentação e disseminação da disciplina da Arquitectura, articulando e comunicando o projecto ou ideia arquitectónica, como foi igualmente relevante o contributo de alguns arquitectos que, aos longo do período pós revolução industrial, contribuiriam para o desenvolvimento do Livro enquanto objecto gráfico. Através de novas abordagens à composição de texto e imagem, comunicaram ideias específicas da arquitectura e apresentaram inesperadas soluções editoriais e gráficas que permitiram, tanto no Livro como na Arquitectura, explorar novas interpretações do espaço.

Nesta segunda sessão de “Printed Architecture” pretende criar-se um diálogo, através da análise de variados projectos editoriais que vão desde o livro, ao catálogo até ao jornal/revista, e que serão apresentados por aqueles que pensam o Livro e a Arquitectura enquanto potenciadores conjuntos de novas ideias e conteúdos – os editores.


O segundo momento programático da Stall Bookshop (livraria temporariamente localizada na Circo de Ideias e especializada na profusão de títulos dedicados ao design gráfico) sobre o tema ‘Printed Architecture’, "continuará a pensar-se o Livro e a Arquitectura" tendo como convidados André Tavares e a Indexnewspaper. A conversa contará com a moderação de Helena Sofia Silva (investigadora em design e professora na Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos), vai decorrer no dia 4 de Julho, às 18h30, na Circo de Ideias. 

LINKS
ORADORES
  • André Tavares
  • Indexnewspaper
  • Helena Sofia Silva
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Printed Architecture - a dialogue on architecture and books com André Tavares e a Indexnewspaper
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE