Projectar #69: VitraHaus + O Navio de Vidro

Início em 10/10/2018 até 10/10/2018

Categorias: outros

A sexagésima nona etapa da actividade PROJECTAR será na Lourinhã, com mais uma sessão dupla, desta vez dedicada a edifícios singulares da empresa Vitra e da Fundação Louis Vuitton, a realizar no dia 11 de Outubro no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira pelas 19h00.


Ambos da série Architectures e realizados por Richard Copans, começamos com "VitraHaus", um showroom no complexo industrial da empresa Vitra, projectado pelo gabinete de arquitectos Herzog & de Meuron.

Em 2006 a empresa VITRA encomenda ao gabinete «Herzog & de Meuron» a construção de um edifício destinado à apresentação dos móveis da sua nova colecção «HOME». Será um museu e um showroom.

Os arquitectos propõem empilhar 12 casas de telhado de duas águas. 12 casas todas diferentes cujas combinação e intersecção criam espaços surpreendentes tanto pelo exterior como pelo interior.

Mais que um arquétipo, é uma casa feita de casas, um passeio em paisagens arquitectónicas sempre renovadas.

Segue-se "O Navio de Vidro", dedicado ao edifício concebido para a Fundação Louis Vuitton por Frank Gehry.

A Oeste de Paris, na orla da cidade, o edifício da Fundação Louis Vuitton construído por Frank Gehry entre 2006 e 2014.

A fim de construir um edifício digno das ambições do seu prestigioso cliente, Frank Gehry propõe um monumento de vidro que dará a ilusão de movimento.

Grandes envidraçados translúcidos e volumes brancos de formas orgânicas sucedem-se duma ponta à outra do edifício, interrompidos por fendas ou por sobreposições. Cada vela é singular, cada volume branco é único. Difícil falar de cobertura ou de fachada.

Os grandes envidraçados evocam grandes velas. Insufladas pelo vento, elas parecem indicar um movimento. O edifício não está apenas orientado de Este para Oeste. Ele tem uma direcção. Impulsionado pelos ventos de Oeste, um grande navio de vidro parece vogar para Paris.

Surpreendente edifício no qual o rigoroso ajustamento de peças únicas de vidro e de Ductal reconcilia o processo industrial com o gesto do artesão. Uma aproximação à indústria do luxo de que o edifício da Fundação é o último emblema.

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã, que está disponível para o efeito.

PROGRAMA

11 de Outubro, 19h00

Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Lourinhã

VitraHaus . HERZOG & DE MEURON
(2011, Richard Copans, 26′)
O Navio de Vidro . FRANK GEHRY
(2014, Richard Copans, 26′)

Apoio
Município da Lourinhã

ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Projectar #69: VitraHaus + O Navio de Vidro
PDFS
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»