PROJECTAR #74 “Tadao Ando, do vazio ao infinito”

Início em 11/04/2019 até 11/04/2019

Categorias: outros

A septuagésima quarta sessão da actividade PROJECTAR volta a ser dedicada ao arquitecto Tadao Ando, e realiza-se no próximo dia 11 de Abril, pelas 19h00, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Jaime Lopes Dias em Castelo Branco.

O documentário a exibir, intitulado “Tadao Ando, do vazio ao infinito”, foi realizado em 2013 por Mathias Frick:

From Emptiness to Infinity presta homenagem a um dos arquitectos mais famosos do mundo, o mestre minimalista japonês Tadao Ando (nascido em 1941), dando a conhecer um exclusivo vislumbre do seu processo de trabalho. Ando é conhecido pelo uso criativo da luz natural, pela hábil articulação entre espaço interior e exterior e por conceber estruturas que evocam com elegância os contornos da paisagem em que se implantam. Conceptual e esteticamente, os seus premiados projectos em betão à vista estabelecem um elo entre a arquitectura tradicional japonesa, Zen e o modernismo contemporâneo, enquanto exprimem a sua crença fundamental de que “mudar a construção é mudar a cidade e melhorar a sociedade”. Realizado por Mathias Frick e produzido por Susann Schimk e Jörg Trentmann, o documentário leva-nos aos seus edifícios mundialmente conhecidos e oferece-nos uma visão exclusiva do seu processo de trabalho, com Ando a partilhar as suas fontes de inspiração e motivações pessoais e a recordar a sua carreira de 40 anos.

 

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do auditório da Biblioteca Municipal Dr. Jaime Lopes Dias, em Castelo Branco, que está disponível para o efeito.

PROGRAMA
11 de Abril, 19h00
Biblioteca Municipal Dr. Jaime Lopes Dias, Castelo Branco

 

TADAO ANDO
Do Vazio ao Infinito
(2013, Mathias Frick, 52′)

 

 

Apoio
Município de Castelo Branco

VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE