PROJECTAR #75: Peter Zumthor

Início em 09/05/2019 até 09/05/2019

Categorias: outros

A septuagésima quinta sessão da actividade PROJECTAR será dedicada ao arquitecto Peter Zumthor, e realiza-se no próximo dia 9 de Maio, pelas 19h00, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria.

O documentário a exibir, intitulado “The Practice of Architecture: Visiting Peter Zumthor”, foi realizado em 2012 por Michael Blackwood:

O arquitecto Peter Zumthor vive e trabalha na longinqua vila de Haldenstein no cantão suíço de Graubünden. Aqui, mantendo-se afastado das políticas da arquitectura a uma distância confortável, Zumthor desfruta do estatuto de arquitecto de “renome mundial” pelos seus singulares edifícios modernistas. Eles podem ser encontrados em diversas regiões da Europa, a que se seguirá em breve um edifício público em Los Angeles, onde está encarregue do plano geral do LACMA.

Visitá-lo no seu estúdio, onde ele estaria rodeado por desenhos e maquetes revelou-se uma boa ideia. O crítico Kenneth Frampton entrevista-o durante a visita acerca dos seus trabalhos em curso e sobre as inovadoras primeiras obras, como as termas em Vals, pelas quais cedo obteve amplo reconhecimento, e o mais recente e muito aclamado Kolumba, o museu da arquidiocese de Colónia, Alemanha. Mostrou-nos e comentou as maquetes para o seu Museu-Mina de Zinco em Almannajuuvet, Noruega; o Memorial aos perseguidos nos Julgamentos por Bruxaria de Finnmark, Vardo, Noruega; a Casa Chivelstone, Um Retiro Secular, para Devon, Inglaterra; a Casa dos Sete Jardins, para o Xeque Saoud Al Thani, Doha, Qatar; Hortus conclusus para o Pavilhão da Serpentine Gallery de 2011 em Londres; e vários outros, uns concluídos e outros em curso.

Para imagens dos seus projectos construídos usámos as fotografias de Hélène Binet que fotografou a sua arquitectura desde o início. Zumthor estima a sua localização isolada para poder trabalhar sem muitas interrupções. Ele pareceu bastante descontraído apesar da nossa visita, cumprindo grande parte de um dia de trabalho ao mesmo tempo.

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação da Sala do Capítulo do Museu de Leiria, que está disponível para o efeito.

PROGRAMA:

dia

9 de Maio, 19h00
local
Sala do Capítulo do Museu de Leiria
A Prática da Arquitectura: Visitar PETER ZUMTHOR
(2012, Michael Blackwood, 58′)

Apoio
Município de Leiria

LINKS
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?